TV NEWS

SeminĂĄrio Internacional Cresol e Agricord debate sobre agricultura sustentĂĄvel

.

Por Redação em 10/06/2024 às 17:01:57
O evento reuniu lideranças de cerca de 25 países para debater a agricultura em escala global, frente a mudanças climáticas e outros desafios. A Cresol, em parceria com a Aliança Global de Agências Agrícolas (Agricord), promoveu nos dias 5, 6 e 7 de junho o primeiro Seminário Internacional "Construindo juntos a inovação em agricultura e finanças para um amanhã sustentável". O evento reuniu lideranças de organizações de cerca de 25 países para debater a agricultura familiar em escala global.

Nos dias 5 e 6, as comitivas participaram de painéis e grupos de trabalho na sede da Cresol em Francisco Beltrão (PR). Foram trabalhados os temas: Financiamento das mudanças climáticas; Transformação dos sistemas alimentares para uma agricultura sustentável; Promoção de agendas construtivas para o desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis e resilientes; e Empoderamento das organizações dos produtores por meio da inovação e conhecimento local na agricultura.

Participaram de alguns dos debates a diretora de operações do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu), Eileen Miamidian; a vice-presidente da Rede Agricord, Marianne Streel; e o coordenador das Nações Unidas para Assuntos Cooperativos (Undesa/ONU), Andrew Allimadi. Organizações como Agência Brasileira de Cooperação, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Facilitadora da Agricultura e Florestas e Organização das Cooperativas do Brasil também estiveram representadas.

O representante da ONU no evento, Andrew Allimadi, lembrou que 2025 será o Ano Internacional das Cooperativas de Crédito e citou a cooperação como ponto importante para as iniciativas sustentáveis. "Vamos apoiar e desenvolver os melhores exemplos das cooperativas. Essa cooperação se torna extremamente importante", disse Allimadi.

Diversos idiomas, um propósito

Uma ampla estrutura de apoio e tradução foi preparada para atender aos participantes, vindos de países como Equador, Peru, Canadá, Estados Unidos, Cabo Verde, Senegal, França, Bélgica e Alemanha. A comunicação acontecia, principalmente, em português, inglês, espanhol e francês.

Em comum, as mais de 150 pessoas presentes tinham o objetivo de compartilhar e encontrar soluções que impactem positivamente os sistemas alimentares, a partir de finanças sustentáveis. "É um momento histórico para a Cresol. Desde que foi constituída, concebida na lógica da agricultura, especialmente a agricultura familiar, nós temos o compromisso com o desenvolvimento e o fortalecimento da economia nas comunidades e no nosso entorno. Somos uma organização diretamente vinculada ao tema da produção de alimentos e um evento dessa natureza nos convoca a reafirmarmos o compromisso com relação ao futuro, às decisões que tomaremos na nossa estrutura de governança, que precisam conversar com esse debate da agricultura sustentável", afirmou Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação.

O presidente do Cresol Instituto e Cresol Baser, Alzimiro Thomé, provocou os congressistas, ao final dos trabalhos: "E é um desafio para todos, que saiam daqui e já coloquem em prática uma ou duas iniciativas a partir do que foi apresentado e compartilhado no seminário".

"O mundo está olhando para esses assuntos, e nós não vamos salvar o mundo sozinhos, mas tem uma parte que compete a nós. Por isso, vamos continuar trabalhando, buscando o que podemos fazer além do tradicional. Com este evento, pudemos aproveitar a inteligência das nossas lideranças, o conhecimento de quem faz a assistência técnica, e potencializar tudo isso para encontrar soluções eficazes para a nossa agricultura", concluiu Thomé.

Visitas a campo

Após debateram as ações para uma agricultura resiliente e para superar os desafios na construção da sustentabilidade, os participantes do seminário puderam conhecer a atuação da cooperativa na prática. As comitivas estrangeiras se deslocaram do Sudoeste para o Oeste do Paraná e visitaram cooperados da Cresol em cidades como Cascavel, Medianeira e São Miguel do Iguaçu.

Sobre a Cresol

Com 28 anos de história, mais de 900 mil cooperados e 871 agências de relacionamento em 19 Estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2