TV NEWS

Pol√≠cia Federal deflagra operação contra trabalho escravo e contrabando de cigarros no Paran√° e Minas Gerais

.

Por Redação em 10/07/2024 às 10:22:47
Mais de 1,5 milhão de maços de cigarros embalados para venda foram apreendidos na ação. Pol√≠cia Federal deflagra operação contra trabalho escravo e contrabando de cigarros

PF

A Pol√≠cia Federal (PF) deflagrou, na terça-feira (9), uma operação contra suspeitos de contrabando, trabalhos an√°logos à escravidão e crimes contra as relações de consumo, quando fraudam preços ou induzem o consumidor a erro sobre a natureza e a qualidade do produto.

? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp

? Siga o canal do g1 PR no Telegram

A ação ocorreu simultaneamente no Paran√° e em Minas Gerais.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, além de ordem de sequestro de bens no valor de R$ 68 milhões, de acordo com a PF.

Cerca de 50 policiais federais, além de servidores da Receita Federal, participaram da ação. Os mandados foram expedidos pela 1¬™ Vara Federal de Gua√≠ra, no oeste do Paran√°.

De acordo com as investigações, os suspeitos recrutavam moradores do Paraguai, por meio de contatos no pa√≠s, para trabalharem em uma f√°brica clandestina de cigarros localizada no munic√≠pio mineiro de São Sebastião do Para√≠so.

Os paraguaios entravam no Brasil por via terrestre, pela fronteira com o Paran√°. Conforme a pol√≠cia, eles permaneciam nas f√°bricas sem comunicação e dormiam em alojamentos prec√°rios.

LEIA TAMBÉM:

OUÇA: Sargento do Exército é preso suspeito de homofobia contra motorista de aplicativo, que gravou conversa

Veja lista: Inmet emite alerta de tempestade para 120 municípios do Paraná

Entenda: Desembargador do Paran√° tira licença remunerada uma semana após dizer que 'mulheres estão loucas atr√°s dos homens'

F√°brica clandestina

A pol√≠cia estima que a f√°brica produzia mais de 250 mil maços de cigarros por dia.

Foram apreendidos o maquin√°rio da linha de produção, caminhões utilizados no transporte das mercadorias, 50 toneladas de tabaco in natura, insumos variados e mais de 1,5 milhão de maços de cigarros embalados para venda, conforme balanço.

Além disso, na casa de um dos suspeitos, a pol√≠cia apreendeu ve√≠culos e quase R$ 60 mil em espécie.

"As embalagens encontradas no galpão da f√°brica ostentavam logotipos "Eight", "Palermo", "R7" e "San Marino", de modo que eram falsificadas marcas tradicionalmente vendidas no Paraguai, e cuja importação é proibida por lei", informou a PF.

Maquin√°rios apreendidos pela PF em operação

PF

Via: g1 Oeste e Sudoeste.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2