23/01/2025 +55 (11) 2825-4686 WhatsApp

PolĂ­cia

TV NEWS

Polícia Federal deflagra operação contra trabalho escravo e contrabando de cigarros no Paraná e Minas Gerais

.

Por Redação 10/07/2024 às 10:22:47
Mais de 1,5 milhão de maços de cigarros embalados para venda foram apreendidos na ação. PolĂ­cia Federal deflagra operação contra trabalho escravo e contrabando de cigarros

PF

A PolĂ­cia Federal (PF) deflagrou, na terça-feira (9), uma operação contra suspeitos de contrabando, trabalhos anĂĄlogos à escravidão e crimes contra as relações de consumo, quando fraudam preços ou induzem o consumidor a erro sobre a natureza e a qualidade do produto.

? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp

? Siga o canal do g1 PR no Telegram

A ação ocorreu simultaneamente no ParanĂĄ e em Minas Gerais.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, além de ordem de sequestro de bens no valor de R$ 68 milhões, de acordo com a PF.

Cerca de 50 policiais federais, além de servidores da Receita Federal, participaram da ação. Os mandados foram expedidos pela 1ÂȘ Vara Federal de GuaĂ­ra, no oeste do ParanĂĄ.

De acordo com as investigações, os suspeitos recrutavam moradores do Paraguai, por meio de contatos no paĂ­s, para trabalharem em uma fĂĄbrica clandestina de cigarros localizada no municĂ­pio mineiro de São Sebastião do ParaĂ­so.

Os paraguaios entravam no Brasil por via terrestre, pela fronteira com o ParanĂĄ. Conforme a polĂ­cia, eles permaneciam nas fĂĄbricas sem comunicação e dormiam em alojamentos precĂĄrios.

LEIA TAMBÉM:

OUÇA: Sargento do Exército é preso suspeito de homofobia contra motorista de aplicativo, que gravou conversa

Veja lista: Inmet emite alerta de tempestade para 120 municĂ­pios do ParanĂĄ

Entenda: Desembargador do ParanĂĄ tira licença remunerada uma semana após dizer que 'mulheres estão loucas atrĂĄs dos homens'

FĂĄbrica clandestina

A polĂ­cia estima que a fĂĄbrica produzia mais de 250 mil maços de cigarros por dia.

Foram apreendidos o maquinĂĄrio da linha de produção, caminhões utilizados no transporte das mercadorias, 50 toneladas de tabaco in natura, insumos variados e mais de 1,5 milhão de maços de cigarros embalados para venda, conforme balanço.

Além disso, na casa de um dos suspeitos, a polĂ­cia apreendeu veĂ­culos e quase R$ 60 mil em espécie.

"As embalagens encontradas no galpão da fĂĄbrica ostentavam logotipos "Eight", "Palermo", "R7" e "San Marino", de modo que eram falsificadas marcas tradicionalmente vendidas no Paraguai, e cuja importação é proibida por lei", informou a PF.

MaquinĂĄrios apreendidos pela PF em operação

PF

Via: g1 Oeste e Sudoeste.
Comunicar erro
ComentĂĄrios