TV NEWS

Vacinação contra HPV Ă© ampliada; confira onde se vacinar em Fortaleza

.

Por Redação em 10/07/2024 às 15:23:28
Imunização em Fortaleza tem ampliação de esquema e de público-alvo, valendo para pessoas com idades entre 9 e 45 anos. Vacina protege contra o HPV de baixo risco e de alto risco, que causam câncer de colo uterino, de pênis, anal e oral.

Instituto Butantan/Divulgação

Fortaleza atualizou, neste mês de julho, o esquema de vacinação contra o HPV, ou Papilomavírus Humano - um vírus sexualmente transmissível. A ampliação de novos grupos prioritários para receber o imunizante segue medida do Ministério da Saúde. A vacina está disponível para pessoas entre 9 e 19 anos (dose única) e entre 15 e 45 anos para quem toma a profilaxia pré-exposição (três doses).

? Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp

A imunização busca intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus. Confira abaixo quem pode se vacinar e onde encontrar o imunizante.

LEIA TAMBÉM:

Vacinação contra HPV: Ministérido da Saúde amplia público para usuários da PrEP

Desinformação e preconceito: vacina previne câncer, mas adesão segue abaixo da meta

A importância da vacina contra o HPV, também para homens

Já ofertada para pessoas entre 9 e 14 anos no Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina agora passa a contemplar pessoas de 15 a 45 anos que tomam a profilaxia pré-exposição para o vírus da imunodeficiência humana (HIV).

Conhecida como PrEP, a profilaxia é uma das principais formas de prevenção do HIV. Comprimidos são tomados (PrEP diária e sob demanda) antes da relação sexual, o que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV.

Quem pode se vacinar em Fortaleza

A aplicação da vacina contra o HPV será feita em todos os postos de saúde de Fortaleza (ver abaixo).

As pessoas que podem ser imunizadas são:

Pessoas com idades entre 9 e 19 anos (dose única)

Pessoas com idades entre 15 a 45 anos que tomam a profilaxia pré-exposição para o vírus HIV (três doses, com intervalo de dois meses após a primeira dose e de quatro meses após a segunda dose)

Pessoas com idades entre 9 e 45 anos com condições clínicas especiais: pessoas que vivem com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, pacientes oncológicos, vítimas de violência sexual e pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR).

Os usuários com esquema completo de vacinação não precisam ser imunizados. Quem tem o esquema incompleto deve buscar completar as três doses.

Incluídos recentemente na estratégia de imunização, os adolescentes entre 15 e 19 anos que não fizeram nenhuma aplicação deverão buscar a vacina.

Segundo a Prefeitura de Fortaleza, as doses para essa faixa etária devem ser enviadas pelo Ministério da Saúde, com previsão de vacinação até setembro.

Onde se vacinar em Fortaleza

Todos os postos de saúde estão com vacinas disponíveis. O horário de funcionamento, durante a semana, é das 7h30 às 18h30.

Nos fins de semana e feriados, o atendimento funciona das 8h30 às 16h30 em dois postos de saúde:

Matos Dourado, na rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 391 (bairro Edson Queiroz)

Geraldo Madeira Sobrinho, na rua Belisário Távora, 42 (bairro São João do Tauape)

PREP - Profilaxia pré-exposição ao HIV

Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2