TV NEWS

Gilberto Gil recebe tĂ­tulo de doutor honoris causa da Universidade Regional do Cariri: 'fizeram pulsar diferente meu coração de menino'

.

Por Redação em 10/07/2024 às 21:39:19
Cerimônia de entrega do título vai contar com apresentações musicais de grupos de reisado e show com músicas do cantor. Na programação não está prevista apresentação musical de Gilberto Gil. URCA entregou título de 'doutor honoris causa' a Gilberto Gil, no Crato.

O cantor e compositor baiano Gilberto Gil recebeu o título de 'doutor honoris causa' pela Universidade Regional do Cariri (Urca), nesta quarta-feira (10). A entrega do título foi realizada no espaço Terreiro das Artes do Centro Cultural do Cariri, na cidade do Crato.

? Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp

"A gratidão por essa honraria só não é maior que o orgulho de fazer parte dessa riqueza, dessa grandeza, dessa terra ardente, de ser irmão dessa sagrada gente desse chão. Obrigado, de coração (...) Fizeram pulsar diferente meu coração de menino brasileiro", declarou Gil.

"Estar aqui, sentir e ter na minha frente o Cariri, essa lendária terra de gente resistente e forte. Hoje, volto aqui para compartilhar com tantos que empreendem essa lavoura humana da busca constante de conhecimento e do saber", complementou o artista.

Gilberto Gil recebe título de 'doutor honoris causa' da Universidade Regional do Cariri.

PH Santos/TVM Cariri

De acordo com a universidade estadual, a proposição para entregar o título a Gilberto Gil foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário, tendo em vista a "importância e o legado do artista e ex-ministro da Cultura".

A festa em homenagem a Gil teve a apresentação dos tradicionais grupos Reisado de Congo do Mestre Aldenir, Reisado de Caretas do Mestre Antonio Luiz, Coco dos Souza da Mestra Maria Tiê e a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.

Já após a solenidade de entrega do título, a festa fica por conta do cantor Bem Gil, filho do homenageado, e da Banda Fogo Eterno, composta por Mãeana, Guigga, Luiza Britto e Moreno Veloso, que vão realizar um show com músicas do compositor.

Carreira

Gilberto Gil encerra show no Lolla com 'Toda menina baiana'

Aos 82 anos, Gilberto Gil é um dos músicos mais importantes do Brasil. Ele iniciou sua carreira no final da década de 1950 e, desde então, acumula sucessos como 'Aquele abraço', 'Não chore mais', 'Esperando na janela' e 'Vamos fugir'.

Entre 1998 e 2019, ele recebeu 9 prêmios Grammys, segundo a sua página oficial. Em 1999, foi nomeado "Artista pela Paz", pela Unesco. Entre 2003 e 2008, foi ministro da Cultura nos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em abril de 2022, Gil tomou posse como um 'imortal' da Academia Brasileira de Letras (ABL). Em seu discurso de posse, o cantor destacou que foi o primeiro representante da música popular brasileira a tomar posse na academia.

Em abril deste ano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) outorgou a homenagem ao cantor. Em outubro de 2023, ele havia recebido o mesmo título da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

O título de doutor honoris outorgado pela Urca, portanto, será o terceiro que Gil vai receber em menos de um ano. O evento será aberto ao público, gratuito e sujeito à lotação. Na programação não está prevista apresentação musical de Gilberto Gil.

Gilberto Gil se apresenta no Lollapalooza 2024

Luiz Franco/g1

Assista aos vídeos mais vistos do Ceará
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2