TV NEWS

SaĂșde bucal: 4 coisas que vocĂȘ provavelmente não sabia

.

Por Redação em 11/07/2024 às 10:12:24
Entenda mais sobre a importância de cuidar dos dentes e gengivas. A saúde bucal é fundamental para o bem-estar e manutenção da saúde geral. Uma boa higiene, consultas frequentes ao Cirurgião Dentista e o auto-exame da boca são fundamentais para manter uma boa higiene, prevenindo possíveis complicações e obtendo um diagnóstico precoce de possíveis doenças da cavidade bucal.

"Entender melhor a saúde bucal pode prevenir doenças graves e melhorar a qualidade de vida. Com tantos mitos e desinformação, é essencial buscar conhecimento confiável para cuidar bem dos dentes e gengivas".

Luiz Eduardo Baglioli Sniecikovski, coordenador do curso de odontologia do UniOpet

A relação entre saúde bucal e saúde geral é mais próxima do que muitos imaginam. Alterações bucais podem refletir em diversas áreas do corpo, desde infecções até doenças cardíacas. "Uma boa saúde bucal vai muito além da questão estética, mas foca na saúde como um todo, sendo uma boa higiene oral, parte do cuidado necessário para a manutenção da saúde", afirma.

Para ajudar você a cuidar melhor do seu sorriso, apresentamos quatro fatos importantes sobre a saúde bucal. Esses pontos, muitas vezes negligenciados, são fundamentais para manter a boca saudável e prevenir doenças. Descubra informações que podem mudar sua perspectiva sobre a higiene oral e melhorar significativamente sua rotina de cuidados.

1. A importância da higiene da língua

Muitas pessoas ignoram a importância de limpar a língua durante a rotina de higiene bucal. A língua pode abrigar micro-organismos que causam mau hálito e outras infecções orais. "A escovação da língua, por ser uma superfície rugosa, deve ser parte essencial da rotina diária de cuidados", ressalta.

2. O papel da dieta na saúde bucal

A alimentação tem um impacto significativo na saúde bucal. Alimentos ricos em açúcar e ácidos podem causar cáries e desgaste dental. "Manter uma dieta equilibrada e evitar excessos de açúcar é crucial para prevenir problemas de saúde. Além disso, após a ingestão de alimentos, é fundamental uma adequada higiene oral", explica o cirurgião dentista.

3. A conexão entre saúde bucal e doenças sistêmicas

Problemas bucais podem estar relacionados a condições sistêmicas, como doenças cardíacas e diabetes. "A inflamação crônica das gengivas pode influenciar a saúde geral do corpo, sendo os problemas cardíacos, uma possível complicação. Além disso, pacientes que apresentam má higiene oral, podem evoluir com infecções que desencadeiam abscessos, podendo ter como complicações um fechamento de via aérea e até uma septicemia. A prevenção e o tratamento adequado das doenças dentárias e periodontais são essenciais para a saúde geral", explica.

4. A importância do autoexame bucal no diagnóstico precoce do câncer bucal

Conhecer as estruturas presentes na cavidade bucal é de suma importância, desta forma, qualquer alteração será observada, facilitando um diagnóstico precoce de um possível câncer de boca. "Manter hábitos saudáveis, não utilizar tabaco e álcool de forma abusiva e observar alterações como feridas que não cicatrizam, manchas que apareceram recentemente, caroços ou outras alterações, como o aumento dos linfonodos cervicais (caroços no pescoço), é importante consultar um especialista", conclui.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2