TV NEWS

Shelley Duvall, atriz americana de 'O iluminado' e 'Popeye', morre aos 75 anos

.

Por Redação em 11/07/2024 às 12:42:58
Melhor atriz no Festival de Cannes, ela foi cantora, produtora e interpretou Olivia Palito. Ela tinha problemas de saúde mental e causa da morte foi 'complicações causadas por diabetes'. Shelley Duvall em 'O iluminado' (1980)

Divulgação

Shelley Duvall, atriz americana de filmes como "O iluminado" e "Popeye", morreu aos 75 anos. Ela tinha problemas de saúde mental.

Ela morreu durante o sono após sofrer complicações de diabetes em sua casa na cidade de Blanco, no estado americano do Texas. A informação foi divulgada por Dan Gilroy, com quem tinha um relacionamento desde 1989.

"Minha querida, doce e maravilhosa companheira de vida e amiga nos deixou. Muito sofrimento nos últimos tempos, agora ela está livre. Voe para longe, linda Shelley", disse Gilroy.

Olivia Palito e outros papéis

A primeira chance no cinema foi dada pelo diretor Robert Duvall, que a descobriu enquanto ela estudava na cidade texana de Houston. Em 1970, ela estrelou em "Voar é com os Pássaros", dirigido por ele.

Robin Williams e Shelley Duvall em cena do filme 'Popeye' (1980)

Divulgação

Ela e o cineasta, que foi sete vezes indicado ao Oscar em toda a carreira, trabalharam juntos em outros cinco filmes nos anos 70, incluindo "Nashville" (1975).

Por "Três Mulheres" (1977), ela ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes. No mesmo ano, foi uma das coadjuvantes em "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa", de Woody Allen, comédia clássica e vencedora do Oscar de Melhor filme.

Na década seguinte, ela estrelou como atriz e cantora em "Popeye", filme baseado nos desenhos. Em nova parceria com Duvall, ela interpretou Olivia Palito, ao lado de Robin Williams (1951-2014) no papel principal.

Atriz Shelley Duvall em 'O Iluminado'.

Reprodução

O papel mais falado da carreira, porém, veio com o clássico do terror "O Iluminado" (1980). No filme dirigido por Stanley Kubrick baseado no livro de Stephen King, ela interpreta a Wendy Torrance, esposa do escritor Jack Torrance (Jack Nicholson).

Duvall também teve uma carreira como produtora. Na empresa Think Entertainment, criou programas infantis que receberam duas indicações ao Emmy, a maior premiação da TV americana.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2