Bovespa opera em queda de olho em mobilização de servidores

Por Redação em 13/01/2022 às 11:17:37
Na quarta-feira (12), o principal índice da bolsa avançou 1,84%, a 105.686 pontos, zerando as perdas no ano. Bovespa fecha em alta e zera perdas do ano

RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, abriu em queda nesta quinta-feira (13), após recuperar as perdas do ano na véspera, e enquanto investidores seguem monitorando as mobilizações de servidores públicos brasileiros que reivindicam aumentos salariais.

Às 10h07, o Ibovespa recuava 0,49%, a 105.170 pontos. Veja mais cotações.

Na quarta-feira, a bolsa fechou em alta de 1,84%, a 105.686 pontos, passando a acumular alta de 0,82% em 2022. Veja mais cotações.

Em 2021, a bolsa brasileira acumulou perdas de 11,93% — a primeira queda anual desde 2015.

e

Contexto

Na cena externa, permanecem as preocupações com um aumento contínuo nos casos de Covid-19 e crescem as apostas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) começará a elevar os juros na maior economia do mundo em março e não será mais agressivo do que o esperado no processo de normalização de sua política monetária.

"Existe um entendimento de que mesmo a alta de juros lá fora não vai gerar o enxugamento expressivo de liquidez nos mercados emergentes, e isso está dando esse suporte para os ativos, incluindo o real", disse Cleber Alessie, gerente da mesa de derivativos financeiros da Commcor DTVM.

O Banco Central Europeu destacou nesta quinta que os preços altos das commodities, o surgimento da variante Ômicron do coronavírus e um aperto mais rápido da política monetária podem pesar sobre o crescimento global este ano.

Na cena doméstica, o mercado também segue com as questões fiscais no radar, em especial a pressão de servidores por reajustes salariais.

Em meio aos protestos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem no fim do dia reunião com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco).
Comunicar erro

Comentários