TV NEWS

Doador de esperma que inspirou 'O Homem Com Mil Filhos' diz que processou Netflix por série

.

Por Redação em 05/09/2024 às 18:27:12
'Entrei com uma ação para combater estas mentiras e garantir que a plataforma de streaming elimine o documentário', afirma Jonathan Meijer. Jonathan Meijer em imagem de 'O homem com mil filhos'

Divulgação

Holandês que inspirou a série documental "O Homem com Mil Filhos", Jonathan Meijer diz ter movido uma ação judicial contra à Netflix, desenvolvedora do programa. A declaração veio a enquanto ele concedia uma entrevista ao talk show "Eva". A conversa foi exibida na terça-feira (3), na emissora NPO 1, da Holanda.

"Quinhentos e cinquenta. Esse é o número que eu sei com certeza. Qualquer coisa acima disso é apenas especulação", afirmou Meijer em referência ao número de filhos que ele gerou, a partir de doações de esperma.

Como sugere o nome da série da Netflix, "O Homem com Mil Filhos" apresenta outra versão do caso. Os relatos ali exibidos afirmam que Meijer gerou pelo menos 1000 bebês e sugerem que o número pode chegar até 3.000.

"Entrei com uma ação para combater estas mentiras e garantir que a plataforma de streaming elimine o documentário."

Holandês doador de esperma que diz ter mais de 500 filhos admite ter enganado mulheres

O caso

Em abril do ano passado, o Fantástico mostrou que centenas de mulheres holandesas estavam preocupadas após perceberem que os seus filhos, frutos de inseminação artificial com sêmen de um doador anônimo, se pareciam.

Ao investigar, elas descobriram que um mesmo homem, Jonathan Jacob Meijer, havia feito centenas de doações de forma ilegal. Elas o processaram pelo caso e, em 28 de abril de 2023, ele foi proibido pela justiça de fazer novas doações e obrigado a pedir a destruição de todas as amostras do seu sêmen armazenadas em clínicas no exterior. Em caso de descumprimento, a multa pode chegar a 100 mil euros, mais de R$ 500 mil.

Na entrevista ao Fantástico, Jonathan afirmou que queria ajudar as famílias a terem filhos, mas reconheceu que mentiu.

"Para um pequeno grupo de mães, eu realmente dei um número falso de crianças concebidas com meu sêmen e isso não foi correto. Eu assumo a responsabilidade e peço desculpas", afirmou.

Pelas leis holandesas, um doador pode ajudar a conceber 25 crianças de até 12 famílias diferentes, mas os números de Jonathan são muito maiores.

Na Holanda, pessoas geradas a partir de doação de sêmen tem o direito de conhecer os doares a partir de 16 anos.

Quem é o holandês doador de sêmen processado por enganar centenas de mulheres
Comunicar erro