Fogo destruiu área de reflorestamento e também se aproximou de clube de campo. Com tempo seco, bairros de Campinas registram novos focos de grandes incêndios
Incêndios de grandes proporções atingiram ao menos três áreas de mata na madrugada desta sexta-feira (6) em Campinas (SP). Entre os pontos atingidos está um terreno com mais de duas mil mudas de reflorestamento no loteamento Alphaville, sendo que 300 podem ter sido perdidas.
A estimativa é da empresa que atua com o plantio no local. Uma equipe da EPTV, afiliada da TV Globo, esteve no endereço durante a manhã e registrou funcionários que tentavam abafar novos focos. A área, próxima à Rua Evandro Batista, ainda estava tomada por fumaça (assista na reportagem acima).
De acordo com a Defesa Civil, os chamados da noite se concentraram nos seguintes endereços:
Rua Domingos Haddad, no Jardim Ipaussurama
Avenida Francisco Cândido Xavier, no Village Campinas
Antônio Morato de Carvalho, no Bosque das Palmeiras
Na região do Village, a queimada consumiu a vegetação de uma fazenda e de um clube de campo. "Meu funcionário percebeu um cheiro de fumaça. Ele saiu para ver que estava acontecendo, quando percebeu que o bambuzal, dentro do clube, estava pegando", comenta o diretor Cristiano Emídio.
"Ele pegou o trator para apagar o fogo, levou o soprador. Quando ele observou, não tinha mais o que ser feito. Era só controlar. A gente conseguiu dar uma acalmada para proteger a área social, mas toda a parte de baixo está pegando fogo".
De acordo com o sargento Pontes do Corpo de Bombeiros, a situação no local se alastrou rapidamente o porque a área é muito aberta. "O vento acaba sendo um pouco mais forte, então a gente tem que estudar qual a possibilidade de a gente adentrar e onde a gente vai entrar com o caminhão".
Agora, a preocupação de Cristiano é com os danos à fauna. "Tem pica-pau, tem arara, tucanos. É uma riqueza de mata maravilhosa. O que aconteceu com eles? Provavelmente morreram ou vão sair daqui para outro lugar. Então, essa beleza que nós temos nessa região tão próxima da cidade, perde".
Incêndios atingem ao menos três áreas de mata e mobilizam Corpo de Bombeiros em Campinas
Reprodução/EPTV
Outra área afetada fica às margens do Ribeirão Anhumas, no Jardim Madalena e Fazenda São Quirino. A fumaça chegou a um condomínio que fica bem de frente com a vegetação e incomodou os moradores. As chamas atingiram parte do espaço onde fica a Estação da Maria Fumaça de Campinas.
"Aqui a gente é caseiro da maria fumaça. A gente cuida das bombas deles, que abastece as máquinas a vapor deles. Todo ano tem fogo aqui. Alguém passa, taca fogo e o fogo vem lá para cá. O bombeiro vem, apaga, outro dia vêm e acende de novo", conta o caseiro Valdecir Marcos, que vive no local com a família.
Após os trabalhos, o fogo foi controlado.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.