Proposta é juntar aromas que despertem a memória afetiva e espalhar a fragrância em pontos turísticos da cidade. Conheça como funciona o processo de criação. Curitibana tenta criar perfume que represente a capital
A perfumista Pamela Lugarini observava da janela araucárias quando teve a ideia de criar uma fragrância que represente Curitiba. A árvore símbolo do Paraná a inspirou a começar um processo de busca, pesquisa e descoberta dos aromas que despertam a memória olfativa de quem vive na capital.
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O setor de perfumaria tem trabalhado cada vez mais com criações ligadas à memórias. Mas qual cheiro vem à cabeça quando se pensa em uma cidade? Entre as respostas ouvidas estão, por exemplo, o cheiro da pinha, de chuva, de outono, de pitanga e até mesmo da poluição urbana.
"Deu vontade de ter esse cheiro, de sentir esse cheiro mais vezes, e que as pessoas pudessem conhecer esse cheiro, podendo compartilhar como um mimo, como forma de presentear. E aí eu comecei ali a amadurecer a ideia, pensar num projeto olfativo, desenvolvendo o aroma, conhecendo melhor os aromas da região através das andanças pelo bairro, pela cidade, sentindo tudo, parando, sentindo uma aroeira, sentindo um jasmim", relata.
Extrato de Araucária é usado na composição do perfume
RPC Curitiba
O perfume para ambiente está em fase de produção pela curitibana. Cerca de 15 itens formam a fragrância: alguns bem característicos como partes da araucária, folhas de laranjeira, aroeira, pitanga e mimos. Alguns ingredientes são tirados do próprio quintal dela.
"Algo que remeta a um aconchego nos dias frios. Então é uma cidade gelada, mas muito aconchegante. Então esse aroma vai trazer um pouco esse lado do frio e o calor que existe aqui", descreve.
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Tendência no setor de perfumaria
Pensando nessa imersão olfativa, uma empresa de perfumaria resolveu criar novas fragrâncias a partir da interação com o público
"Criamos uma hashtag e convidamos os nossos consumidores a falarem qual o produto dos sonhos. Qual aquele produto que não existe ainda, mas que para eles seria muito importante existir?", conta Camila Urio, gerente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa.
A proposta chegou às seguintes fragrâncias: cheiro de terra molhada, água salgada, maçã do amor e carambola. Para chegar nestes aromas há todo um processo ligado à memória olfativa.
"Isso é explicado fisiologicamente, porque a área do nosso cérebro que processa os cheiros é a área extremamente próxima da área que processa as sensações e as emoções", afirma a gerente.
A proposta da perfumaria é permitir uma espécie de viagem através destas fragrâncias. O foco do trabalho é reproduzir qualquer aroma que se possa imaginar.
"Uma mesa do perfumista, ou uma paleta do perfumista, como a gente costuma falar, ela é composta por mais ou menos 3 mil ingredientes. A grande riqueza e beleza dessa arte, e é justamente como a gente chama, a arte da perfumaria, é porque ela está totalmente conectada a escolher os melhores ingredientes nas dosagens certas para a gente conseguir as melhores criações", explica Camila Urio.
Qual cheiro representa Curitiba?
RPC Curitiba
Por meio da tecnologia o melhor de cada ingrediente é extraído. No laboratório de desenvolvimento analítico, o equipamento "nariz digital" ajuda a criar os perfumes.
"Depois de a gente capturar lá na natureza o cheiro da terra molhada ou da água salgada, a gente traz esses ingredientes, esses componentes, para dentro desse equipamento, a gente injeta e consegue processar todas as moléculas que fazem parte dessa fragrância. A gente consegue utilizar a parte do olfatômetro e consegue capturar todos os ingredientes olfativos."
O perfume símbolo de Curitiba está em fase de produção. O desejo de Pamela é que, quando pronto, a fragrância fique em pontos estratégicos, turísticos, da cidade.
"Para que eles sintam e levem um pouco da energia da nossa terra", afirma.
Especialista em fragância quer criar perfume de Curitiba
RPC Curitiba
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