Levantamento mostrou quais eleitores estão comprometidos, inclinados e distantes. Na quinta-feira (3), Datafolha divulgou pesquisa de intenção de voto à Prefeitura das quatro capitais. Pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (3) mostrou o comprometimento dos eleitores de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife com seus candidatos.
O levantamento mostrou quais os eleitores que estão comprometidos, que são os que mencionam espontaneamente sua opção de voto, confirmam seu nome preferido na lista de candidaturas apresentadas, consideram seu candidato o nome ideal para votar e estão altamente motivados para votar nas próximas eleições.
Também mostrou os eleitores inclinados, que não cumprem alguns dos quesitos descritos acima, seja por não responderem de forma espontânea em quem irão votar para prefeito, seja por avaliarem que sua escolha se dá por falta de opções ou ainda por não estarem altamente motivados para votar.
E mostrou os eleitores distantes, que são os que não mencionaram o nome de seu candidato espontaneamente, que o escolhem por falta de melhor opção e que não indicam alta motivação para votar nas próximas eleições.
Na quinta-feira (3), o Datafolha divulgou pesquisa de intenção de voto à Prefeitura das quatro capitais (veja os resultados ao final da reportagem).
São Paulo
Dos três candidatos mais bem posicionados na disputa a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) tem 42% dos eleitores comprometidos e 49% dos que declararam voto no candidato são inclinados. Pablo Marçal (PRTB), tem 30% de eleitores comprometidos e 61% de eleitores inclinados. Ricardo Nunes (MDB) têm 14% de eleitores comprometidos e 71% de inclinados. O candidato do PSOL tem 9% de eleitores distantes, grupo que representa 10% dos eleitores de Marçal e 15% do eleitorado de Nunes.
Rio de Janeiro
Entre os eleitores de Eduardo Paes (PSD), 24% são classificados como comprometidos, 62% como inclinados e 14% como distantes. Entre os eleitores de Alexandre Ramagem (PL), 22% são comprometidos, 63% inclinados e 15% distantes. Já entre os de Tarcísio Motta (PSOL), 21% são comprometidos, 59% inclinados e 20% distantes.
Belo Horizonte
Dos três candidatos mais bem posicionados na disputa em Belo Horizonte, Bruno Engler (PL) tem 32% de eleitores comprometidos e 57% de quem declarou voto no candidato são inclinados. Mauro Tramonte (Republicanos) tem 13% de eleitores comprometidos e 68% de eleitores inclinados. O atual prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD), tem 17% de eleitores comprometidos e 67% de inclinados. O candidato do PL tem 11% de eleitores distantes, grupo que representa 19% dos eleitores de Tramonte e 16% dos eleitorado de Noman.
Recife
João Campos (PSB) tem 48% dos eleitores comprometidos e 46% dos que declararam voto no candidato são inclinados. Gilson Machado (PL), que aparece em segundo lugar nas intenções de voto na capital de Pernambuco, tem 21% dos eleitores comprometidos e 67% são inclinados. O candidato do PSB tem 6% de eleitores distantes, grupo que representa 12% dos eleitores de Machado.
Pesquisas de intenção de voto
O Datafolha também divulgou na quinta-feira pesquisas de intenção de voto a prefeito nas quatro capitais.
Em São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) tem 26%, Ricardo Nunes (MDB), 24%, e Pablo Marçal (PRTB) com 24%. Pela margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os três estão empatados tecnicamente.
Eduardo Paes (PSD) aparece na liderança com 54% das intenções de voto para a Prefeitura do Rio, segundo o Datafolha. Em seguida aparecem Alexandre Ramagem (PL), com 22%, e Tarcísio Motta (PSOL) com 4%.
Em Belo Horizonte, o Datafolha mostrou Mauro Tramonte (Republicanos), Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD) empatados com 21% cada um.
O Datafolha com intenção de voto a prefeito do Recife mostrou o candidato à reeleição, João Campos (PSB), com 74% das intenções de voto. Em seguida, vem Gilson Machado (PL), com 10%.
Urna eletrônica
Reprodução/TRE-RN