Segundo a PRF, dois motoristas responsáveis pelas cargas também foram detidos. urante a fiscalização realizada na sexta-feira (4), foram apreendidos dois caminhões que transportavam 98,79 m³ de madeira ilegal na BR-230, em São Raimundo das Mangabeiras.
Divulgação/ PRF
Uma operação contra crimes ambientais foi divulgada nesta segunda-feira (7) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante a fiscalização realizada na sexta-feira (4), foram apreendidos dois caminhões que transportavam 98,79 m³ de madeira ilegal na BR-230, em São Raimundo das Mangabeiras, a 309 km de São Luís. Segundo a PRF, dois motoristas responsáveis pelas cargas também foram detidos.
? Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
De acordo com a PRF, os veículos com as cargas estavam sendo monitorados para evitar o uso de possíveis rotas de desvio. Informações foram trocadas entre policiais militares que interceptaram os caminhões até a chegada dos policiais da PRF, que realizaram a verificação do material. As cargas eram de madeira nativa serrada, diferente da que estava descrita nos documentos apresentados pelos motoristas.
Os condutores apresentaram a documentação fiscal e a Declaração de Corte e Colheita, um documento utilizado para registrar informações sobre a exploração de recursos naturais, como a colheita de madeira. No entanto, foram constatados nos compartimentos de carga tipos de madeira diferentes dos que constavam na documentação apresentada, o que configura crime ambiental.
Ainda segundo a PRF, notas fiscais indicavam que a carga era composta por madeira de reflorestamento, quando, na realidade, tratava-se de madeira nativa serrada que teria sido extraída e estava sendo transportada em desacordo com os requisitos estabelecidos pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará (SEMA-PA).
Diante dos crimes já identificados, os policiais seguiram com os caminhões até à Unidade Operacional de Balsas (MA), onde constataram indícios de falsificação nas assinaturas dos documentos. Os caminhões com as cargas de madeira ilegal ficaram apreendidos na Unidade Operacional da PRF em Balsas (MA), à disposição da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA-MA) para as providências legais cabíveis.
Os motoristas foram detidos por usarem documentos falsos e foram encaminhados à Polícia Civil de Balsas.
Sobre a operação contra crimes ambientais
Segundo a PRF, a intensificação das fiscalizações teve o apoio de equipes do 46º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) com objetivo o combate ao transporte de madeira extraída ilegalmente da região amazônica do país. Parte dessas cargas, que saem do estado do Pará, passam por rodovias federais que cortam o estado do Maranhão e seguem em direção às capitais do Nordeste e até mesmo do Sudeste.