Em Barra do Jacaré, dois votos definiram a votação para prefeito. Em Quatro Pontes, foram três. 21 cidades do Paraná elegeram prefeitos com diferença de menos de 100 votos
Nas eleições municipais de 2024, 21 cidades do Paraná tiveram menos de 100 votos de diferença entre o primeiro e o segundo colocado.
? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
? Siga o canal do g1 PR no Telegram
Em algumas delas, a disputa foi definida por menos de cinco votos de diferença.
Em Barra do Jacaré, no norte pioneiro, dois votos definiram a votação para prefeito: Fabiano Zanatta (PDT) recebeu 1.229 votos, enquanto Edão (PP) recebeu 1.227 votos.
Barra do Jacaré
Divulgação/Prefeitura
A situação foi semelhante em Quatro Pontes, no oeste do Paraná. César Canela (Podemos) foi eleito com 1.746 votos, enquanto Max da Saúde (PL) terminou com 1.743 – três a menos que o concorrente.
Já em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, cinco fotos definiram o candidato eleito: Bozinha (PP) com 6.168 votos, contra Osmar Leonardi (PSD), com 6.163 votos.
Veja a lista de cidades que tiveram menos de 100 votos de diferença entre o primeiro e o segundo colocado (clique no nome do município para ter acesso a detalhes da disputa):
Barra Do Jacaré - 2 votos
Quatro Pontes - 3 votos
Campo Magro - 5 votos
Santo Antônio Do Caiuá - 12 votos
Maripá - 13 votos
Nova América Da Colina - 32 votos
São Pedro Do Paraná – 47 votos
Ibema - 49 votos
São Jorge Do Ivaí – 59 votos
Guarapuava - 61 votos
Cafeara - 61 votos
Serranópolis Do Iguaçu – 62 votos
Agudos Do Sul - 64 votos
São Manoel Do Paraná – 65 votos
Cruzmaltina - 66 votos
Itambé - 75 votos
Nova Santa Bárbara - 80 votos
Pranchita - 85 votos
Cambira - 98 votos
Xambrê – 92 votos
Vera Cruz Do Oeste – 82 votos
21 cidades do Paraná tiveram menos de 100 votos de diferença entre primeiro e segundo colocado
Artes/RPC
Importância da votação
Em 2024, a Prefeitura de Guarapuava, na região central do Paraná, teve a disputa mais acirrada dos últimos 77 anos, no mínimo: foram apenas 61 votos de diferença entre o candidato eleito, Denilson Baitala (PL), e o que ficou em segundo lugar, Dr. Antenor (PT).
Na cidade, cerca de 104 mil pessoas foram às urnas no domingo (6). No entanto, mais de 134 mil estavam aptas a votar, o que indica uma abstenção de 22%.
A quantidade de eleitores que se absteram poderia ter mudado o cenário da eleição, como destaca Juliano Cimirro, servidor público federal.
"É a única chance que a gente tem de dar a nossa opinião e ter possibilidade de mudar as coisas. Eu nunca deixo de votar, eu sempre vou. Ontem a gente teve um prefeito que se elegeu com 61 votos de vantagem. Então cada pessoa que faltou pode ter feito a diferença na eleição. Isso mostra o quanto é importante as pessoas votarem", defende.
LEIA TAMBÉM:
Eleições: Geração Z ocupará duas cadeiras da Câmara de Curitiba com pautas politicamente opostas
Relembre: Vereador que votou aumento do próprio salário da praia não se reelege
Vídeo: Eleitores quebram carro durante comemoração de resultado de eleição
Urna de votação
TRE-PR
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.