Andreza Duarte disse que aprovação veio do túmulo do 'Menino Zezinho', um dos mais famosos do Cemitério da Saudade, em Ribeirão Preto (SP). Ela se casou no civil na sexta-feira (1º). Mulher pede namorado em casamento no cemitério onde recebeu 'sinal' para fazer o pedido em Ribeirão Preto
Arquivo Pessoal
O pedido de casamento é um passo importante na vida de todo casal. Em Ribeirão Preto (SP), no entanto, o conceito de romantismo tomou novas formas com um pedido inusitado em um cemitério centenário da cidade.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A profissional de logística Andreza Duarte, de 31 anos, contou ao g1 que a ideia, na verdade, veio como um 'sinal', durante um tour que fez no Cemitério da Saudade no dia 1º de setembro junto com a mãe e o namorado, Igor Oliveira.
"Ele estava para fazer aniversário no dia 7 de setembro, e eu já estava pensando no que dar de aniversário. Veio a ideia de pedir ele em casamento, antes mesmo da visita ao cemitério. Eu fiquei pensando em como fazer, onde ia pedir, fiquei com isso na cabeça".
A visita, que dura em média duas horas e passa por ao menos 20 túmulos de personalidades importantes da cidade, teve uma parada importante: o túmulo do 'Menino Zezinho'.
De acordo com a lenda, José Martins de Almeida morreu ainda criança, acometido por elefantíase e (parasitária crônica que provoca inchaço anormal nos membros). (veja mais abaixo)
Após a morte, ele ficou conhecido como milagreiro na região de Ribeirão Preto e foi no túmulo dele que o 'sinal' para o pedido de casamento chegou para Andreza.
Mulher pede namorado em casamento no cemitério onde recebeu 'sinal' para fazer o pedido em Ribeirão Preto
Arquivo Pessoal
Ela conta que não conseguia sair de perto do 'Menino Zezinho'. O namorado chegou a chamá-la por diversas vezes para que eles não se perdessem da turma que estavam durante o tour.
"Meu namorado perguntou se ele [o 'Menino Zezinho'] estava falando comigo, porque eu sou espírita, mas eu falei que 'não' e, por isso, não entendia porque não conseguia sair dali. Foi quando meu namorado disse que talvez ele estava querendo dar algum recado, alguma resposta. Nesse momento, veio o pedido de casamento na minha cabeça".
Ela contou que sentiu que o 'milagreiro' realmente tinha uma resposta para dar e ela entendeu o recado de prontidão. A partir deste momento, os preparativos para o pedido começaram. O casal está junto há oito meses.
Andreza Duarte e Igor Oliveira se casaram no civil nesta sexta-feira (1)
Arquivo pessoal
????????Felizes para sempre
Uma semana depois do tour, no dia do aniversário de Igor, o pedido veio. Andreza lembra que ainda de manhã ligou para o namorado e falou para ele se arrumar, porque ia levá-lo para um lugar surpresa e entregar o presente em comemoração aos 27 anos dele.
Com bom humor, a profissional de logística usou o argumento de que ele tinha de se arrumar bastante, já que era um lugar com muita gente e todo mundo chique, mas que ele podia ficar tranquilo que ninguém poderia julgá-lo, mas não adiantou para onde os dois estavam indo.
"Aí a gente chegou no cemitério, levei ele pro túmulo do 'Menino Zezinho', falei algumas coisas e pedi ele em casamento com os anéis que comprei. Ele ficou surpreso, mas gostou. Falou que o lugar tem bastante paz e que eu não poderia ter escolhido um lugar melhor".
Cemitério da Saudade, em Ribeirão Preto, vira ponto turístico e recebe visitação guiada
Reprodução/EPTV
Ao g1, Igor disse que achou o pedido inusitado, mas curtiu muito a ideia.
"Eu achei um pedido bem inusitado, porque no meu aniversário eu não comemoro nada, mas sorte que eu tenho agora uma esposa criativa, que foi me levando, me levando. Falei 'vai ter gente lá? não estou nem arrumado direito' fiquei preocupado, falei 'está parecendo que vou ficar em casa, chinelo e camiseta', trabalhei no simples. Eu não esperava, sinceramente, mas gostei. Mais pelo silêncio de lá, é uma calma reconfortante".
Andreza Duarte e Igor Oliveira se casaram após 'sinal' de túmulo de menino milagreiro em Ribeirão Preto, SP
Arquivo pessoal
Como forma de agradecimento, o casal deixou no túmulo os anéis de namoro que usava. O momento logo foi compartilhado com amigos e familiares, que receberam a notícia com piadas, mas muito carinho também.
"Alguns perguntaram se eu fiz o pedido de casamento para ameaçar, 'ou você aceita o pedido ou eu já te enterro aqui'. Mas, no geral, ficou todo mundo feliz com o noivado e o casamento", diz.
Andreza e Igor se casaram no civil na sexta-feira (1º), que, por escolha e um pouco do destino, é um dia antes do feriado de Finados.
Andreza Duarte e Igor Oliveira em cerimônia de casamento nesta sexta-feira (1)
Arquivo pessoal
???? 'Menino Zezinho'
Historiador e responsável pelo tour no Cemitério da Saudade, Felipe de Souza é pesquisador assíduo de necrópoles no Brasil e no mundo. Ao g1, ele explicou o que faz do túmulo do 'Menino Zezinho' ser o mais visitado no local.
De acordo com a lenda, José Martins de Almeida nasceu no ano de1938, em Altinópolis (SP). Ainda criança, a família se mudou para Ribeirão Preto, que fica a pouco mais de 50 quilômetros.
"Ele tinha elefantíase e benzia a comunidade. A morte dele comoveu todo mundo e foi formada uma peregrinação que o tornou milagreiro. Até hoje, as pessoas vão pedir graças para ele, deixam presentes como bala, doces, carrinhos, já que ele faleceu ainda criança".
Túmulo do 'Menino Zezinho' no Cemitério da Saudade, em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Segundo relatos, aos 7 anos, Zezinho teve uma visão com Santo Antônio e, a partir deste momento, começou a benzer as pessoas.
A origem da crença de que o 'Menino Zezinho' opera milagres é desconhecida, mas isso não muda o carinho que o túmulo dele recebe no Cemitério da Saudade.
Além do 'milagreiro', algumas outras personalidades também sepultadas no local são os ex-prefeitos Camilo de Mattos, Costábile Romano e Antônio Duarte Nogueira.
*Sob a supervisão de Flávia Santucci.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região