Pai dos meninos contou que apoia a decisão que eles quiserem seguir. Mais de 150 mil estudantes devem fazer o Enem em Goiás. Enem 2024 - Domingo (3) - Goiânia (GO) - Irmãos Luiz Felipe Rocha e Kaiky Rocha Santos chegam para o primeiro dia do Enem na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em Goiânia
Gilmara Roberto/g1 Goiás
Cada um com uma carreira dos sonhos, os irmãos Luiz Felipe Rocha, de 19 anos, e Kaiky Rocha Santos, de 17, vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (3), em Goiânia. Ao g1, os jovens contaram que desejam seguir profissões diferentes: um com os humanos e o outro com os insetos.
"Como será meu primeiro Enem, não tenho expectativas tão altas. Vim como treineiro para tentar medicina ou odontologia. O desejo vem de família, quero seguir o mesmo rumo, são áreas que gosto", explicou Luiz Felipe.
"Quero fazer biologia para estudar entomologia. Sempre gostei de insetos e quero entender mais sobre isso", revelou Kaiky Rocha.
? Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Os irmãos chegaram às 11h no local de prova para garantir a entrada e não correr o risco de se atrasar. O mecânico José Divino dos Santos, pai dos meninos, contou que apoia qualquer decisão que eles escolham seguir.
"Estou sempre apoiando, deixei a escolha a critério deles. Minha opção seria outra, mas a vontade tem que ser deles. Cada um com o seu sonho e sua intuição", afirmou o pai.
SIGA: g1 terá cobertura em tempo real e programa AO VIVO com a correção das questões
GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial e resolução comentada das questões do Enem 2024
Mudança de carreira
Enem 2024 - Domingo (3) - Goiânia (GO) - Renzo Martins Gualberto chega para o primeiro dia do Enem na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em Goiânia
Gilmara Roberto/g1 Goiás
Renzo Martins Gualberto, de 27 anos, é professor de física, química e matemática e busca uma mudança de carreira. Ele fará o Enem com o sonho de estudar medicina em uma universidade federal.
"Passei bastante tempo refletindo. Não foi algo decidido de uma hora para outra; acho que o melhor é fazermos o que nosso coração 'apita'. Temos que seguir o coração", contou Renzo.
O professor mencionou que possui uma bagagem de conhecimento devido à sua profissão, mas que se preparou fazendo muitos exercícios e revisões. Sendo aprovado ou não, ele acredita que fazer a prova contribuirá para sua experiência.
"Em geral, os professores perdem um pouco esse contato com a prova. Fazer uma prova não é só saber a matéria. É preciso ter experiência de prova, saber selecionar questões. Independentemente do resultado, isso agrega muito à minha profissão, que é dar aulas", completou.
Enem em Goiás
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior do Brasil. Dados do Ministério da Educação mostram que 150.770 pessoas tiveram suas inscrições confirmadas no Enem esse ano em Goiás. O número é o maior do centro-oeste com folga, já que o segundo colocado é o estado do Distrito Federal, com 74.366 inscrições.
Segundo o ministério, desse total de inscrições em Goiás, 70.701 são estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio. Goiânia concentra mais de 41 mil inscritos no estado.
Neste ano, as provas do Enem ocorrerão em dois domingos, 3 e 10 de novembro. Os portões são fechados às 13h (horário de Brasília) e as provas começam meia hora depois.
???? Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás