Animal pode chegar a até 7 metros de comprimento. Em tamanho, ela só perde para espécie de serpente encontrada na Ásia. Motoristas param em rodovia para sucuri gigante atravessar pista; vídeo
Uma sucuri gigante surpreendeu motoristas que passaram pela GO- 010, em Leopoldo de Bulhões, no sudeste de Goiás (assista acima). O animal que parou veículos na pista é conhecido por ser a maior e mais forte entre as sucuris.
? Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
De acordo com o biólogo Edson Abrão, trata-se de uma sucuri-verde, espécie encontrada em todo o território nacional. "Esse animal está ali na região, próximo de um lago, porque a sucuri é uma serpente semiaquática, que passa o maior tempo da vida dela dentro da água", esclareceu o biólogo sobre o local em que a cobra foi encontrada, em Leopoldo de Bulhões.
De acordo com informações do Instituto Butantan, a sucuri-verde é considerada a maior serpente em volume corpóreo do mundo. O animal pode atingir até sete metros e pesar mais de 130kg, diz o instituto. Em comprimento, ela só perde para a píton-reticulada, encontrada no sudeste da Ásia.
O biólogo e professor Nelson Jorge da Silva Júnior informou ainda que essa é a única espécie de sucuri encontrada em Goiás. "O que ocorre é que a cor verdadeira é oliva (entre amarelo e verde) e depende se está com limo (sujeira do rio). Quando ficam mais idosas tendem a ficar com a pele mais escura", explicou Nelson.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Motoristas param em rodovia para sucuri gigante atravessar pista em Goiás
VÍDEO: Cobra gigante surpreende turistas em rio
Serpente mais robusta do mundo e a maior das Américas: conheça sucuri que surpreendeu grupo de turistas em rio de Goiás
De acordo Edson Abrão, existem ainda outras espécies que levam o nome popular de sucuri: "Tem a sucuri-verde, a amarela, a malhada e a de beni".
O biólogo declarou que os principais habitats dessas serpentes são mananciais, riachos, lagos e lagoas. "Ela prefere água límpida, mas ela pode ficar também em água mais turva", explicou Edson Abrão.
Perigosa?
A sucuri, mundialmente conhecida como "Anaconda" por conta do cinema, não é venenosa, mas sim constritora. Isso significa que essas cobras usam a força muscular para imobilizar e matar suas presas por asfixia.
"É um réptil que gosta de nadar e pode se alimentar dentro da água. Ela aperta suas presas até matá-las. Existem exemplares que se alimentam de animais mortos, mas isso não é o mais comum", explicou o biólogo Edson Abrão.
O professor Nelson Jorge informou ainda que as sucuris se alimentam de peixes e outros vertebrados que estejam na água. "No solo são serpentes muito lentas (devido ao tamanho e peso). Na água representam perigo", alertou.
Sucuri foi filmado em Leopoldo de Bulhões, Goiás
Arquivo pessoal/Claudio Roberto
Vídeo
O vídeo que mostra a sucuri foi gravado na manhã de domingo (3). As imagens foram feitas pelo motorista Cleberson Holanda. Ele conta que estava indo para o trabalho quando viu a cobra parada na via.
Dione relatou ao g1 que a serpente e outras cobras sempre são vistas na região. "O lago aqui é próximo do Rio dos Bois. Então, essas cobras sempre estão por aqui, pois têm muitos animais no local, como paca", afirmou.
???? Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás