Sugestão foi feita durante coletiva de imprensa sobre corte de gastos do governo, nesta quarta-feira (28). Verba da União ajuda a custear e manter polícia, bombeiros, além da Saúde e da Educação da capital. Haddad e equipe detalham pacote do corte de gastos
Ministério da Fazenda
Em coletiva de imprensa sobre corte de gastos do governo, o ministro da Fazenda Fernando Haddad disse, na manhã desta quinta-feira (28), que prevê mudanças no Fundo Constitucional do Distrito Federal.
O que é o Fundo Constitucional do DF? É um recurso destinado para custear e manter a Polícia Civil, a Polícia Penal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além da Saúde e da Educação. Os repasses do Fundo Constitucional vêm da União e entram nos cofres do DF.
? Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
"O que estamos prevendo é que o Fundo do Distrito Federal vai ter a mesma cláusula de reajuste do Fundo do Desenvolvimento Regional, qualquer que seja. Hoje é IPCA, mas não pode haver um descasamento de um ente federado e do país inteiro", disse Haddad.
Entenda o que é o Fundo Constitucional
O Fundo Constitucional do Distrito Federal está previsto da Constituição Federal e assumiu os moldes atuais em 2002, após uma lei assinada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. A verba é usada para o custeio da organização e manutenção da Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar da capital federal.
De acordo com a lei, o valor total dos repasses é corrigido anualmente pela variação da receita corrente líquida (RCL) da União. Como os repasses são federais, a fiscalização é de responsabilidade do Tribunal de Contas da União (TCU).
LEIA TAMBÉM:
'CADEIA DA FOME': relatório aponta pouca comida e perda de peso de presos na Papuda; veja FOTOS
INVESTIGAÇÃO DE GOLPE: 'Quero que cada um pense no que pode fazer porque todos vão se f*'; ex-secretário do DF é indiciado por participar de trama golpista
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.