Atualização do cartão de vacinas e orientações sobre doenças no local de destino fazem parte do serviço. De janeiro a novembro, 383 pessoas foram atendidas. Pessoa atendida no Ambulatório do Viajante, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em imagem de arquivo
Secretaria de Saúde DF/Divulgação
Normalmente, viajantes costumam se preocupar com passagem, estadia, cronograma da viagem. Mas, principalmente quando se vai para fora do país, o que poucos se lembram é da importância de saber se há alguma doença endêmica que possa se tornar um problema para a viagem. ??????
????Doenças endêmicas são aquelas que estão constantemente presentes em uma determinada região ou população, ocorrem com uma certa frequência e são geralmente limitadas a áreas específicas devido a fatores como clima, condições socioeconômicas e a presença de vetores.
? Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp
No Distrito Federal, o Ambulatório do Viajante – no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) – atende de graça, pelo SUS, quem precisa atualizar o cartão de vacinas e quer receber orientações sobre doenças que ocorrem no local de destino e que podem atrapalhar a viagem. De janeiro a novembro deste ano, 383 pessoas foram atendidas.
????O local foi criado, em 2014, especialmente para atender pacientes que viajam para fora do Brasil.
????O atendimento é realizado de forma personalizada para atender os viajantes de acordo com o motivo da viagem, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por exemplo, um trabalhador em missão, pode se exposto a mais riscos do que um turista.
Documentos necessários ????
O viajante interessado deve ir ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) nas terças ou ou quintas-feiras, o atendimento é por ordem de chegada. Confira os documentos necessários:
Documento de identificação
Cartão SUS – emitido pela Secretaria de Saúde ou por meio do portal Meu SUS
Cartão de vacina
Ambulatório do Viajante ??
Local: Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
Endereço: SMHN, quadra 101, Bloco A – Área Especial
Funcionamento: terças e quintas-feiras, das 14h às 18h
Telefone: (61) 3449-4733.
Email:
[email protected]Como saber se você está com dengue e se é grave
Leia outras notícias da região no g1 DF.