24/01/2025 +55 (11) 2825-4686 WhatsApp

NotĂ­cias

TV NEWS

Alunos de escola pública em Roraima se despedem do ensino médio com vídeo ao som de 'Aquarela' e viralizam: 'obra prima'

.

Por Redação 05/12/2024 às 06:22:59
Vídeo foi feito por alunos do Colégio Estadual Militarizado Professora Maria De Lourdes Neves, na zona Oeste de Boa Vista, e já conta com mais de 3 milhões de visualizações nas redes sociais. Alunos em Roraima se despedem do ensino médio ao som de 'Aquarela'

As pessoas passam, em média, 13 anos na escola, período marcado por aprendizado, amizades e momentos inesquecíveis. Inspirados por essas memórias e para eternizá-las, estudantes de uma escola pública de Boa Vista produziram um curta-metragem como forma de despedida do terceiro ano do Ensino Médio (assista acima). Marcado pela trilha sonora de "Aquarela", do Toquinho, o vídeo viralizou nas redes sociais e já acumulava mais de 3 milhões de visualizações no TikTok até essa quarta-feira (4).

A produção, toda feita com o celular, começa com o estudante Jhon Esdras Costa da Silva, de 18 anos. Sentado na quadra esportiva do colégio, onde jogou várias partidas de futebol com os amigos, ele coloca a música para tocar.

???? Uma das músicas mais conhecidas do cenário musical brasileiro, "Aquarela" foi escrita em parceria com Vinícius de Moraes e fala sobre a finitude da vida, como se um dia tudo fosse se descolorir, mas de uma maneira muito "disfarçada, lírica e até lúdica" — conforme definição do próprio autor.

? Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp

As cenas seguintes são nas salas de aula, pátio e corredores do Colégio Estadual Militarizado Professora Maria De Lourdes Neves - CEM VI, localizado no bairro Pintolândia, zona Oeste da capital roraimense.

Alunos dão tchau para escola em Boa Vista como forma de despedida do terceiro ano do Ensino Médio.

Reprodução/TikTok/@turma303._

Ao som da estrofe "que um dia enfim descolorirá", os 33 alunos da turma 303 acenam dando tchau. A produção também contou com a participação dos servidores do colégio que, no vídeo, demonstram se despedir dos alunos.

"A gente gravou com o maior carinho ali porque eles também fizeram parte da nossa trajetória ali pelo Ensino Médio e todos eles ajudaram a gente de alguma forma. Então, decidimos colocar eles também no vídeo de despedida", explicou o estudante Jhon Esdras em entrevista ao g1.

???? Um dos responsáveis pelo roteiro, o estudante explicou que a ideia surgiu da vontade dos alunos de colecionar momentos e memórias em um vídeo já que com conclusão do ensino e com compromissos que podem surgir na nova fase da vida deles, alguns colegas não se verão com frequência.

"A ideia de fazer o curta surgiu com o intuito da gente colecionar momentos e memórias através de um vídeo, porque a gente termina o ensino médio esse ano e muita gente talvez não vai se ver mais. E esse vídeo serviu para isso, para que a gente tenha aquele momento ali também, para que todo mundo venha lembrar quando vê o vídeo", explicou Jhon.

LEIA TAMBÉM:

Tradição, fundação católica e até fantasmas: primeira escola de Roraima completa 100 anos

De acordo com ele, a relação dos alunos é saudável e, sendo de uma geração que se comunica muito bem com as redes sociais, os colegas não mediram esforços para produzir o vídeo. O curta foi gravado no dia 29 de novembro e editado pela aluna Thalita Silva Melo, de 18 anos, que também assina o roteiro.

"A relação da nossa turma é bem saudável, a gente procura sempre se ajudar nos momentos diversos em sala de aula. A gente é bem unido e quando é pra fazer alguma coisa assim também em prol das nossas lembranças, a gente também não mede esforços", afirmou Jhon Esdras.

Alunos da turma 303 do Colégio Estadual Militarizado Professora Maria De Lourdes Neves, em Boa Vista (RR).

Arquivo pessoal

Com 2 minutos e 16 segundos de duração, contando com a exibição dos nomes de todos os alunos, o curta já contava com 3 milhões de visualizações, mais de 700 mil curtidas e 4,3 mil comentários até essa quarta — em um dia.

???? Ele foi publicado na terça-feira (2) na conta criada especialmente para a turma, onde eles já registravam momentos e guardavam as lembranças do último ano escolar. Os estudantes, no entanto, não esperavam que os vídeos tivessem muito alcance, como aconteceu com o de despedida.

'Não esperava esse alcance'

"A gente não esperava que fosse ter todo esse alcance. Eu cuido do TikTok e a aluna coronel Thalita cuida do Instagram da sala. Quando eu fui postar já era noite e tipo, eu postei porque era para ficar ali registrado, né? Só que eu não imaginava que ia ter todo esse alcance que teve", contou Jhon.

Para ele, entre os milhares de comentários dos internautas, os mais marcantes foram os que apontaram a nostalgia nas pessoas que já se formaram e os daqueles que concluíram o ensino durante a pandemia da Covid-19, sem festas de formatura, colações de grau coletivas ou uma "simples" despedida.

"Foram vários comentários de pessoas se identificando com vídeo, de pessoas que às vezes não tiveram essa condição de gravar, pessoas que se formaram na pandemia e não tiveram essa convivência. A minha sala todinha ficou muito feliz, a gente ficou muito feliz com isso porque está tendo um alcance que a gente não esperava", explicou o estudante.

"A gente espera que ele possa chegar em mais pessoas, para que as pessoas que não tiveram esse privilégio de convivência com a turma possam sentir uma emoção, sentir esse aperto no coração que dá, que é uma despedida de ensino médio", disse.

O ano letivo de 2024 para as escolas da rede estadual de Roraima encerra no dia 17 de dezembro. Até lá, a turma 303 da Escola Militarizada Maria De Lourdes Neves pretende continuar colecionando histórias e produzindo vídeos inesquecíveis, "porque na escola pública também tem talento".

Alunos se despedem de escola em cena de curta-metragem feito em Boa Vista (RR).

Reprodução/TikTok/@turma303._

Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Comunicar erro
ComentĂĄrios