Segundo a Prefeitura, 13 estabelecimentos comerciais tiveram que fechar as portas entre quinta e sexta-feira. Ação foi realizada por falta de apresentação na documentação das estruturas, exigida pela Lei. Interdição de marquises no Centro de Juiz de Fora
Maria Elisa Diniz/TV Integração
Pelo menos 13 estabelecimentos comerciais tiveram que fechar as portas por causa da interdição de três imóveis no Centro de Juiz de Fora
???? Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Nesta sexta-feira (6), a Prefeitura realizou a interdição cautelar das marquises na Avenida Getúlio Vargas, nÂș 715, na Rua Floriano Peixoto, nÂș 200, e na Rua Batista de Oliveira, nÂș 250, por causa de problemas em documentação de marquise.
Segundo a Prefeitura, a ação se baseia na Lei 11.309/2007, que regula a segurança das marquises no município, e a falta de apresentação do laudo técnico de estabilidade da estrutura.
"A interdição cautelar deu-se devido a não apresentação do laudo técnico de estabilidade estrutural da marquise do imóvel, por isso as lojas que ficam abaixo da marquise precisaram ser desocupadas imediatamente, para que fique assegurado a segurança dos pedestres", citou a Prefeitura
Os proprietários têm 15 dias para apresentar defesa e regularizar a situação, por meio do Prefeitura Ágil. No entanto, em caráter emergencial, os proprietários precisam escorar as marquises e providenciar a entrega da documentação de acordo com a lei.
Nesse período, a entrada no prédio é permitida somente aos moradores. A desobediência da interdição pode acarretar uma multa de até R$ 60 mil, de acordo com a Prefeitura.
Por causa da interdição do imóvel na Avenida Getúlio Vargas, o ponto de ônibus das linhas que abastecem a Zona Norte foi transferido para poucos metros à frente do local interditado e uma passagem para pedestres com segurança foi feita na via por agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana.
Professor de música que morreu após marquise cair no Centro de Juiz de Fora estava de viagem marcada para comemorar 1 ano de casado: 'É muito assustador e triste', diz irmã
VÍDEO: Professor de música morre após marquise despencar na Rua Floriano Peixoto, em Juiz de Fora
Morte de professor intensificou vistorias
As vistorias em massa começaram na semana seguinte à morte do professor de música Thiago Ramon de Freitas Ferreira, de 38 anos, atingido por uma marquise quando ele passava pela parte baixa da Rua Floriano Peixoto, no dia 21 de novembro.
O acidente aconteceu a cerca de 100 metros do Conservatório Estadual De Música Haidée França Americano, onde Thiago era dava aulas.
Na última semana, agentes da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) estiveram no Centro e vistoriaram 619 imóveis, avaliando as condições das marquises e a documentação que os proprietários devem apresentar.
Ao todo, foram emitidos 594 termos de intimação e 20 autos de infração. Apenas 5 imóveis tinham os laudos necessários em dia.
Vídeo mostra momento em que marquise cai no Centro de Juiz de Fora
???? Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes