Velocidade inadequada e falta de sinalização: PRF conclui relatório sobre acidente seguido de incĂȘndio que causou duas mortes no PR

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Por Redação em 13/03/2025 às 15:08:31
Documento apontou possíveis causas do acidente e foi encaminhado para a delegacia de trânsito de Maringá, que está investigando a responsabilidade dos envolvidos. PRF entrega relatório de acidente fatal na BR-376

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu um relatório sobre o acidente em que duas pessoas morreram após uma batida entre três caminhões e uma máquina de obra asfáltica, na BR-376, em Maringá, no norte Paraná.

O relatório apontou que a carreta que bateu nos outros caminhões estava em uma velocidade inadequada e não havia sinalização na obra que estava ocorrendo na via. De acordo com a PRF, essas são as possíveis causas do acidente que aconteceu no dia 25 de fevereiro.

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Conforme o relatório, a carreta estava carregada com 57 toneladas de areia. De acordo com o chefe da Polícia Rodoviária Federal de Maringá, Pedro Faria, não foi possível saber a velocidade exata em que ela estava no momento do acidente, pois o equipamento que registra os dados pegou fogo. Contudo, eles chegaram a conclusão de que ela não estava na velocidade adequada, a partir das imagens de câmeras de segurança.

Faria também afirma que o trecho antes do local da batida é reto e tem cerca de um quilometro de extensão, por isso a distância seria suficiente para o motorista tomar uma atitude ao avistar a obra.

"A velocidade desenvolvida pelo caminhão caçamba se mostrou incompatível para o local, tanto que ele não conseguiu fazer a frenagem a tempo, acabou desviando para a direita e colidiu nos caminhões e nas máquinas. Não tinha chuva, neblina, então ele tinha condições de visibilidade e aqui estamos num trecho linear de mais de mil metros, onde havia uma obra", disse Faria.

O advogado da empresa proprietária da carreta, Edson Gobi, contestou o relatório da PRF.

"Eles não apresentaram provas irrefutáveis que o motorista passou nesses radares em alta velocidade, portanto o fator do acidente não foi excesso de velocidade ou falta de manutenção no veículo, e sim o fato da via estar mal sinalizada", manifestou o advogado.

Fogo iniciou assim que a carreta bateu nos veículos.

PRF

O detalhe apontado por Gobi, também foi considerado no relatório. Segundo a PRF, não havia alertas numa distancia razoável para os motoristas que passavam pela rodovia.

Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit) afirmou que as obras do contorno norte de Maringá seguem rigorosamente os protocolos de sinalização e segurança viária, tanto para os usuários, quanto para os trabalhadores.

O relatório foi encaminhado para a delegacia de trânsito de Maringá, que está investigando a responsabilidade dos envolvidos no acidente.

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Câmeras de segurança registraram o acidente

Vídeos mostram momento do acidente seguido de incêndio na BR-376 que causou duas mortes

As imagens mostram a colisão seguida de um incêndio instantâneo nos veículos. Assista ao vídeo acima.

Conforme apuração da RPC, a máquina estava parada no acostamento e dois caminhões com massa asfáltica estavam atrás. Uma carreta seguia pela rodovia, quando bateu contra os veículos parados. Um deles tombou e derrubou a carga, momento em que o fogo começou.

Vinicius Ventura, médico do Samu, informou à RPC que um o motorista de um dos caminhões morreu carbonizado. A segunda vítima é uma mulher, que foi soterrada pelo material asfáltico quente. Outra vítima foi socorrida após inalar fumaça.

No dia do acidente, o DNIT informou, por meio de nota, que o limite de velocidade no local é de 60 km/h e que as obras seguem protocolos de sinalização e segurança.

Trecho está bloqueado para limpeza da pista.

Rodrigo Grando/RPC

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