Widget_1_24/03/2025

Flores, chocolates e pelĂșcias: Ceaflor espera alta de atĂ© 8% nas vendas de Dia das Namorados

.

Por Redação em 09/06/2025 às 13:20:12
Rosas importadas da Colômbia e Equador são carro-chefe, mas mercado de flores de Holambra (SP) também aposta em outras variedades e presentes para quem quer presentear gastando menos. Ceaflor, em Holambra, espera aumento de até 8% na venda de flores para o Dia dos Namorados

Divulgação/Ceaflor

Mais de mil caminhões carregados de flores devem deixar o Ceaflor, em Holambra (SP), a partir desta segunda-feira (9), para abastecer floriculturas de todo o Brasil. A expectativa é que as vendas do Dia dos Namorados, comemorado na quinta (12), tenham um aumento de 6% a 8% em 2025.

A data representa 10% das vendas do ano inteiro e coincide com início do inverno, quando ocorre uma queda sazonal de 30% na quantidade ofertada do produto. Por isso, para atender às demandas do mercado, o Ceaflor explica que recorreu às rosas importadas da Colômbia e do Equador.

???? Siga o g1 Campinas no Instagram

Variedades para caber no bolso

De acordo com o mercado de flores de Holambra, o cenário de maior demanda e menor oferta, somado ao fato de as rosas importadas serem cotadas em dólar, contribuem para a elevação do preço, o que é um impedimento para muitos consumidores.

Para contornar o cenário, os comerciantes apostam em outras variedades e presentes que vão além das flores, como é o caso da Adriana Cristina dos Santos, proprietária de uma floricultura de Campinas (SP). Na loja, ela também vende kits com produtos de beleza, chocolates e pelúcias.

"O que mais a gente tem saída são as rosas. A gente usa somente a rosa importada, colombiana, e é o carro chefe [...] mas as outras flores também têm uma grande saída", diz. "Nem sempre só a flor. As vezes é uma orquídea, um chocolate, uma placa, um cartão comemorativo".

Flores para todo o Brasil

Além do interior de São Paulo, o Ceaflor também abastece floriculturas de outras regiões do Brasil. A EPTV, afiliada da TV Globo, visitou o mercado de Holambra durante a manhã e encontrou transportadores de diferentes estados.

O movimento começou cedo e as docas ficaram lotada. O comerciante Paulo Sérgio, por exemplo, levou as encomendas para Minas Gerais. "Vai bem lotado. Começa [a desabastecer] em Guaxupé e vai subindo. Termina em Passos e vai um pouco para frente".

Já o motorista Gilson Aparecido Girardi vai transportar para cidades do Paraná, no Sul do país. "Londrina, Bela Vista do Paraíso e Maringá. Até quinta-feira de manhã está tudo entregue. Ninguém vai ficar sem flor".

VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região

Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.
Comunicar erro