Widget_1_24/03/2025

PolĂ­cia cumpre mandados no Complexo de Israel sob tiroteio; Avenida Brasil e Linha Vermelha são fechadas por segurança

.

Por Redação em 10/06/2025 às 06:55:43
Segundo a polícia, a ação é resultado de 7 meses de investigações, que culminaram na identificação de 44 traficantes sem mandados anteriores, permitindo à Civil solicitar ordens judiciais com base em novas provas. Avenida Brasil é fechada na altura da Penha durante operação da Polícia Civil

A Polícia Civil iniciou na manhã desta terça-feira (10) uma operação no Complexo de Israel para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP). Por precaução, a Avenida Brasil e a Linha Vermelha foram fechadas.

Segundo a polícia, a ação é resultado de 7 meses de investigações, que culminaram na identificação de 44 traficantes sem mandados anteriores, permitindo à Civil solicitar ordens judiciais com base em novas provas.

As investigações revelaram uma organização criminosa estruturada e armada, sob a liderança de Álvaro Malaquias Santa Rosa, o "Peixão", um dos traficantes mais procurados do RJ. O grupo atua nas comunidades de Vigário Geral, Parada de Lucas, Cidade Alta, Cinco Bocas e Pica-Pau.

De acordo com a polícia, a facção impõe seu domínio com o uso de barricadas, drones para monitoramento das forças de segurança, toque de recolher e monopólio de serviços públicos, além de promover intolerância religiosa.

Segundo a polícia, foi identificado um grupo responsável pelo monitoramento de viaturas, queima de ônibus e organização de protestos simulados com o objetivo de obstruir o trabalho policial. Foi apurada, ainda, a existência de um núcleo especializado na tentativa de abate de aeronaves policiais, composto por criminosos com armamento pesado e treinamento específico.

Além das prisões, a operação tem o objetivo apreender armas de fogo, drogas, rádios comunicadores, aparelhos eletrônicos, documentos e outros materiais que reforcem a responsabilização penal dos envolvidos.

Duas construções irregulares utilizadas pelos traficantes como abrigo e pontos estratégicos de ataque — equipadas com seteiras — serão demolidas, conforme autorização judicial, como medida de desarticulação da estrutura defensiva da facção.

Segundo a Mobi Rio, por medida de segurança, a calha exclusiva para os BRTs foi temporariamente interrompida no trecho afetado. Por conta disso, as linhas estão operando com intervalos irregulares:

Linha 60 (Deodoro x Gentileza – Parador);

Linha 61 (Deodoro x Gentileza – Expresso) e

Linha 71 (Vigário Geral x Gentileza – Expresso).

Por volta das 6h05, devido forte tiroteio, a rede aérea da SuperVia foi atingida na região de Parada Lucas. Por causa disso, trens do Ramal Saracuruna operam apenas no trecho entre Central do Brasil e a Penha.

Técnicos da concessionária já foram acionados, mas aguardam para realizar os trabalhos necessários em função de tiroteio na região.

Todas as pistas da Avenida Brasil estão fechadas

Reprodução

Agentes da Polícia Civil fazem operação na Cidade Alta

Reprodução / TV Globo

Avenida Brasil tem trânsito interditado na manhã desta terça-feira (10) por conta de tiroteio durante operação da Polícia Civil na Cidade Alta

Reprodução / TV Globo

Avenida Brasil é fechada por causa de operação policial na altura da Penha, na Zona Norte do Rio

Reprodução/ TV Globo
Comunicar erro