Widget_1_24/03/2025

Todos os celulares em São LuĂ­s e mais 3 cidades do MA emitirão alerta sonoro em teste da Defesa Civil neste sĂĄbado (14); ouça

.

Por Redação em 10/06/2025 às 13:12:53
Alerta deve acontecer a partir das 14h e vai funcionar mesmo com o aparelho no silencioso. Moradores não devem se assustar, pois é penas um teste da nova ferramenta de emergência. Confira como vai ser. Defesa Civil testa novo sistema de alerta de emergência; ouça

A partir das 14h deste sábado (14), um alerta sonoro e visual será emitido para todos os aparelhos celulares que estiverem ligados em São Luís, Imperatriz, Paço do Lumiar e Trizidela do Vale. Regiões próximas também devem receber o alerta.

???? Clique aqui e siga o perfil do g1 Maranhão no Instagram

?? Atenção: a ação será um teste para avaliar a eficiência da ferramenta de alertas da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, em caso de desastres.

Na prática, moradores e turistas que estiverem nessa cidades verão o celular vibrar e emitir um sinal sonoro de um bipe contínuo com duração de cerca de 10 segundos (ouça no vídeo acima), e uma mensagem na tela semelhante a esta:

"Alerta de demonstração do novo sistema de alerta de emergência no Maranhão".

Defesa Civil testa novo sistema de alerta de emergência.

Reprodução/EPTV

Confira os detalhes:

???? O QUE É O 'DEFESA CIVIL ALERTA'?

O "Defesa Civil Alerta" é uma ferramenta de envio de alertas de emergência que utiliza sistema de transmissão via telefonia celular para emitir alertas sonoros e/ou visuais, informando sobre a iminência de risco de desastres naturais ou causados pelo homem.

Após fortes chuvas registradas em São Luís, Defesa Civil atualiza lista de moradores que vivem em situação de risco.

Reprodução/TV Mirante

Neste sábado (14), as equipes irão testar a eficiência da ferramenta, que será utilizada em situações de risco ou emergência como alagamentos, inundações, deslizamentos de terra e vendavais.

???? COMO FUNCIONARÁ O SISTEMA DE ALERTA DA DEFESA CIVIL DE SÃO LUÍS?

O alerta sonoro e visual será enviado para todos os aparelhos nas cidades que receberão o teste, que acontece também em outras capitais do país.

Apenas celulares de modelos anteriores a 2020, e que não possuem acesso às redes 4G e 5G, poderão não receber o sinal. Todas as demais receberão o aviso, que não exige cadastro, não precisa que o celular tenha créditos e se sobrepõe aos aplicativos em uso. Mesmo no silencioso, o seu celular tocará.

As mensagens serão emitidas pelas defesas civis municipais com orientações em caso de emergência.

'Alerta invasivo' nos celulares: veja como vai ser
Comunicar erro