Widget_1_24/03/2025

Criança de Goiânia passa a fazer parte de associação internacional de alto QI

.

Por Redação em 11/06/2025 às 04:16:54
Kael dos Reis teve Quociente de Inteligência (QI) de 145 e se tornou membro do Mensa, um 'clube dos gênios'. Aos 9 anos, ele toca violão, teclado e resolve cálculos avançados de matemática. Garoto ensina matemática nas suas redes sociais

Aos 9 anos, o goiano Kael Rodrigo Marinho dos Reis toca violão, teclado e resolve cálculos avançados de matemática. Com Quociente de Inteligência (QI) de 145, ele recebeu o certificado de inteligência do Mensa Brasil, que funciona basicamente como um "clube de superdotados".

A família do Kael contou que percebeu a diferença dele aos 3 anos, quando ele pediu para a mãe, Deyse Reis, ensiná-lo a ler e escrever. A partir daí, ele aprendeu tudo. "Ele queria jogar e pediu para eu ensinar como escrevia: ensinei o básico (ba, be, bi, bo, bu). Pronto, foi o suficiente", disse Deyse.

Clique aqui e siga o perfil do g1 Goiás no Instagram

A criança cursa o ensino fundamental em uma escola particular em Goiânia. O pai dele, Berto Rodrigo, é professor de matemática da rede pública e, apesar da convivência, afirma que nunca influenciou o filho. Ele diz que Kael é uma espécie de "esponja", que absorve o conhecimento.

"Eu diria que ele entende conceitos e ideias matemáticas com muito mais rapidez que outras pessoas. Além disso, ele costuma testar o raciocínio lógico sozinho, busca novas técnicas de cálculo e, na maioria das vezes, acerta", explicou Berto.

LEIA TAMBÉM:

Governo de Goiás abre inscrições para Olimpíada de Inteligência Artificial com prêmios de até R$ 5 mil

Xadrez Quilombola: conheça projeto desenvolvido em Goiás que está entre os 10 mais inovadores na educação

Cantor mirim realiza o sonho de conhecer Gusttavo Lima, João Bosco e Vinícius e impressiona artistas; vídeo

O garoto é apaixonado por foguetes e já participou da abertura do evento de lançamento de foguetes do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), em Hidrolândia. Lá, além de lançar o próprio foguete, Kael orientou os alunos participantes do evento, explicou como realizar o lançamento e deu dicas para melhorar a aerodinâmica dos foguetes.

Kael ensinado cálculos matemáticos

Arquivo pessoal/ Deyse Reis

Como funciona o Mensa?

Associação Mensa Brasil é a afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional. Ela congrega pessoas com altas capacidades intelectuais, tendo como único requisito de ingresso possuir QI acima de 98% da população em geral, comprovado por teste referendado de inteligência. No Brasil, são cerca de 3,1 mil membros ativos, dentre crianças e adultos.

A ideia de fazer o teste do Mensa Brasil surgiu depois que um amigo da família apresentou o instituto. A família passou por dois meses de testes, e o resultado final saiu em março deste ano, constatando que Kael tem QI de 145, valor superior ao de 98% das crianças da mesma idade. O garoto se diz feliz e privilegiado com o diagnóstico.

Segundo a entidade, os testes para crianças e adultos funcionam da mesma forma, sendo que a avaliação pode ser de duas formas, realizando um teste de QI com o profissional de sua preferência e enviando o laudo para gente analisar análise ou realizando o teste de admissão do Mensa, que permite dizer se está acima dos 98% ou não.

A vice presidente do Mensa Brasil, Marina Couto, ainda desmentiu que notas escolares sejam associadas com o QI.

"Existem diversos testes diferentes que medem características diferentes, e o QI é o resultado geral medido dessas habilidades.Vale lembrar que essa história de que pessoas de alto QI são necessariamente as que tiram as melhores notas na escola é um mito. O sistema de educação não mede o Quociente de Inteligência." disse Marina.

? Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp

Próximos passos

Neste momento, a família está concentrando esforços em ofertar suporte psicológico ao Kael. Para os pais, é importante que ele saiba lidar com o seus talentos especiais.

O menino já tem uma bolsa de estudos em uma escola particular de Goiânia, mas ainda não recebeu novas propostas para o ano que vem. Por isso, os pais continuam em busca de uma instituição que contribua com o desenvolvimento do filho.

O Mensa oferece grupos de apoio para que os participantes compartilhem experiências e aprendam um com os outros, mas diz que, no fim, cada pessoa é única e precisa de trabalho individualizado.

Fã de videogames, matemática, foguetes e música, Kael afirma que se dedica aos estudos e sonha em cursar todas as engenharias.

"Meu sonho é estudar todos os tipos de engenharia na melhor faculdade de engenharia de São Paulo", disse Kael.

???? Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
Comunicar erro