Carne de porco foi a única que teve queda de preço nos últimos 12 meses

Por Nardel Azuoz em 25/06/2022 às 10:50:43
Segundo dados do IBGE, o preço da carne de porco teve queda de 5,52%, enquanto a de boi teve aumento de 7,35% e, a de frango, aumento de 20,26%. Mais barata, carne de porco é a estrela do mercado

Alguns alimentos tiveram que sair do cardápio dos brasileiros por causa da inflação. Mas a carne de porco acabou ganhando destaque por causa do preço atrativo. A carne suína foi a única que ficou mais barata nos últimos 12 meses, de acordo com reportagem da GloboNews, levando em conta as carnes mais consumidas no Brasil.

Segundo dados do IPCA (a inflação oficial do país), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o preço da carne de porco teve queda de 5,52%, enquanto a de boi subiu 7,35%, e a de frango, 20,26%.

Em um ano, o consumo médio por pessoa passou de 16,9 quilos para mais de 18 quilos, um recorde.

O quilo do pernil suíno, por exemplo, chega a ser 30% mais barato que o do filé de frango, com pele e osso.

De acordo com Edmar Gervásio, técnico do Departamento de Economia Rural, as exportações da carne de porco não se concretizaram, e a proteína acabou ficando no mercado doméstico, o que acabou baixando os preços.

Com tanta carne de porco sobrando no mercado interno, os produtores não conseguiram repassar ao consumidor a alta de custos, relacionada ao milho e ao farelo de soja, segundo Iuri Machado, consultor de mercado da Associação Brasileira de Criadores Suínos.
Comunicar erro

Comentários