TV NEWS

Programa Sustenta Empresarial gera economia para pequenos negócios

Por São Paulo Jornal em 22/11/2022 às 19:34:21
Na quarta-feira, 23/11, será feito o encerramento do ciclo de 2022, no auditório do Centro Sebrae de Sustentabilidade Levar sustentabilidade para os pequenos negócios de forma rápida, objetiva, gratuita, visando uma melhoria contínua com a inserção de ações e práticas eficientes e estratégicas, resultando em redução de custos para a empresa. Esse é o objetivo do programa Sustenta Empresarial, uma consultoria aplicada às empresas de pequeno porte com foco na gestão de resíduos sólidos, eficiência energética e redução hídrica.

Desde sua implantação em 2021, quase 100 empresas já aderiram ao Sustenta 1 e 2. Nesta quarta-feira, 23/11, às 19h, no auditório do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) será feita uma cerimônia de fechamento do ciclo de 2022 e a entrega dos certificados aos participantes, com a presença do superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro e da gerente do CSS, Helen Camargo de Almeida.

Consta ainda da programação o painel ESG nos pequenos negócios – Do carbono à descarbonização, com Vanessa Pinsky e Mauro Romani e mediação da analista técnica do Sebrae MT, Sara de Paula. O evento é aberto e gratuito, mas é necessário fazer inscrição no link https://www.sympla.com.br/evento/encerramento-programa-sustenta-empresarial/1765007

Gestora do Sustenta Empresarial, Melly Janne Paco Rodrigues, explica que o foco o trabalho é gestão de resíduos sólidos, eficiência energética e redução hídrica. Em 2022 foi incluída ainda a gestão dos gases de efeito estufa. Normalmente a consultoria varia de 8 a 22h e que todos os atendimentos são feitos de forma gratuita.

EFICIÊNCIA ESTRATÉGICA

Assessoria

O programa é desenvolvido em etapas e começa com uma primeira visita de diagnóstico para identificar o nível que a empresa está nos eixos a serem trabalhados, os principais gargalos. Depois são feitas as proposições e um plano detalhado em cada um dos eixos para que o empresário possa inserir essas práticas e assim trazer, de forma inteligente e estratégica a redução de custos para a empresa.

Ela acrescenta que o consultor analisa ainda a parte legal e ambiental do empreendimento e, caso o cliente tenha que atender legalidades, como por exemplo licenciamento ambiental, entre outras, o consultor dá a orientação para que ele possa se regularizar. Além disso, completa, caso o empresário tenha interesse em aderir a outros programas do Sebrae, a instituição está à disposição, através das consultorias SebraeTec para auxiliá-lo com subsídios.

“Ao participar do Sustenta Empresarial o empresário tem a oportunidade de conhecer o CSS, as ações e atendimentos estratégicas que nós desenvolvemos para que assim ele possa começar uma jornada de sustentabilidade conosco, de forma totalmente gratuita”.

A consultora em sustentabilidade Patrícia Ferreira finaliza dizendo que se trata de um trabalho de formiguinha e a proposição é de uma melhoria contínua.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2