TV NEWS

Estude quase de graça na PUC GoiĂĄs somando bolsas e financiamentos

Por São Paulo Jornal em 09/01/2023 às 15:09:48
Junção de bolsas permite que acadêmico ingressar numa universidade de ponta e garantir melhor inserção no mercado de trabalho. Para muitos, cursar um curso superior parece um sonho distante. Se a opção for uma universidade particular, o consenso é que seria praticamente impossível. Mas não é bem assim. Na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), referência no ensino superior no Centro-Oeste, você pode estudar quase de graça, fazendo uso de bolsas e financiamentos, oferecidos pela própria instituição ou pelos governos estadual e federal.

Há mais de uma década, a PUC Goiás criou o Vestibular Social, que concede bolsas de estudos 50% durante todo o curso, se atendidos os critérios socioeconômicos descritos nos editais do processo seletivo. A modalidade pode ser aplicada a 24 cursos da universidade, nas mais diferentes áreas.

Estudante pode cursar Fisioterapia na PUC Goiás com bolsa de 50% pelo Vestibular Social

Acervo

E se o Vestibular Social garante metade do curso, o aluno buscar outras bolsas ou financiamentos para completar a mensalidade, como a bolsa do Programa Universitário do Bem (Probem), da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e do Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal. Juntando mais de uma das bolsas, a mensalidade na PUC Goiás pode sair quase de graça ou com um valor condizente com a situação socioeconômica do aluno.

Foi o que aconteceu com a egressa do curso de Enfermagem da PUC Goiás, Delma da Silva Pereira. Além da bolsa de 50% do Vestibular Social oferecida pela instituição, ela também contou com a bolsa da OVG e com o Fundo de Financiamento estudantil (Fies), este último também governo federal. Juntando todos os benefícios, a estudante reduziu em 70% a mensalidade do curso. “Se eu fosse pagar integral ou mesmo só com o Vestibular Social, eu não teria essa condição no momento. Eu pagava apenas o Fies durante o curso”, frisa.

Delma estudou na PUC Goiás com bolsa de 50%

Acervo

Com a graduação em concluída, a estudante ingressou em uma especialização na área de obstetrícia e neonatologia. Ela já enxerga o seu futuro como enfermeira em um hospital de renome e para alcançar esse objetivo, não tem dúvidas de que o apoio da PUC Goiás foi fundamental. “Temos professores de peso. São professores de excelência e estão formando profissionais de excelência também”, assinala.

Somar bolsas é comum entre estudantes

Coordenador de Assuntos Estudantis da PUC Goiás, Valterci Vieira explica que é comum estudantes conseguirem conciliar mais de uma bolsa e, com isso, estudar quase sem pagar nada pelo curso. “Há estudantes que conseguem somar a bolsa do Vestibular Social, da OVG e alguma relacionada à pesquisa e, com isso, cobrir quase toda a mensalidade do curso”, assinala.

Valterci Vieira explica que é possível somar benefícios para abater na mensalidade

Acervo

Segundo ele, o passo fundamental para ter acesso às bolsas, principalmente as governamentais, é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atender as exigências de cada bolsa no que diz respeito aos critérios socioeconômicos. Tanto alunos de escolas públicas quanto privadas podem ter acesso aos benefícios. Hoje, a PUC Goiás conta com 7.894 acadêmicos estudando com algum tipo de benefício social.

Conheça algumas das opções de bolsas e financiamentos

Vestibular Social

O Vestibular Social foi criado pela própria PUC Goiás e oferece bolsa no valor de 50% do valor da mensalidade. Para ser beneficiado, o estudante deve ser aprovado em processo seletivo específico, ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa e apresentar patrimônio compatível à renda declarada. Além disso, os estudantes devem ser ingressantes de primeiro período no curso que escolheram.

Curso de Direito da PUC Goiás é o que mais aprova no Exame de Ordem no estado e também está na lista do Vestibular Social

Acervo

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação, oferece bolsas de estudo, integrais ou parciais (50%), para a graduação. Podem ser beneficiados estudantes de escolas públicas ou bolsistas de instituições particulares, além de pessoas com deficiência ou professores da educação básica de escolas públicas.

Para participar, os candidatos devem comprovar renda familiar brutal de até um salário mínimo e meio por pessoa, no caso das bolsas integrais, e renda de até três salários mínimos por pessoa para bolsas parciais.

Probem

O Programa Universitário do Bem (Probem), da Organização das Voluntárias de Goiás, auxilia os estudantes de baixa renda a ingressarem no ensino superior. São oferecidas bolsas parciais de 50% do valor da mensalidade limitados a R$ 650,00. Já as integrais correspondem a 100% do valor da mensalidade limitados a R$ 1.500,00.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior. É uma das formas de ingresso na PUC Goiás. A seleção acontece segundo cronograma e critérios estabelecidos pelo FNDE.

Estude na melhor

Quer estudar na melhor pagando quase nada? Então vem para a PUC Goiás. Participe do Vestibular Social da instituição, disponível para 24 cursos. Você pode optar por fazer a prova, presencial ou on-line, ou utilizar a nota Enem.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2