TV NEWS

Documentário 'Escola Base - Um repórter enfrenta o passado", do Globoplay, ganha prêmio APCA

Por São Paulo Jornal em 07/02/2023 às 01:02:32
Ao g1, Valmir Salaro afirmou que 'documentário do caso da Escola Base fala do meu erro e culpa e mostra como a vida pessoal dos donos e seus familiares sofreram por causa de uma acusação injusta e criminosa'. Data da cerimônia da entrega dos troféus ainda será marcada. Globoplay lança documentário sobre o caso Escola Base

O documentário 'Escola Base – Um repórter enfrenta o passado', do Globoplay, em que o jornalista Valmir Salaro revê o caso que virou “cicatriz” na história da imprensa brasileira, venceu, na noite desta segunda-feira (6), o Prêmio APCA 2022 de melhor série documental/documentário.

Ao g1, Salaro comentou que “tinha que falar sobre o meu erro na cobertura e da minha culpa”.

“Eu cometi um erro no caso da Escola Base ao confiar nas mães que denunciaram o suposto abuso contra os filhos, nos laudos de legistas do IML que apontaram que as crianças tinham sofrido a violência e no delegado que levou a investigação em frente e em mim mesmo”, afirmou.

E emendou: “Agradeço o diretor de jornalismo da TV Globo, Ali Kamel, e o diretor do Globoplay, Erick Brêtas, que acreditaram e apoiaram o projeto da Escola Base. E aos amigos que trabalharam direto no documentário, Caio Cavechini e Eliane Scardovelli (diretores), Alan Graça Ferreira (produtor), Bruno Latta (roteirista), Cláudio Guterres (editor de imagem)”.

“O documentário do caso da Escola Base fala do meu erro e culpa e mostra como a vida pessoal dos donos e seus familiares sofreram por causa de uma acusação injusta e criminosa”, completou.

O roteirista do documentário, Bruno Latta, afirmou que estavam concorrendo com “obras muito boas e diferentes entre si”. “A escolha do documentário Escola Base nos deixa muito felizes porque nos mostra que a ousadia do projeto impactou como desejávamos. Não é simplesmente um documentário que reconta o que aconteceu em 1994. A proposta era surpreender na forma e provocar uma reflexão mais profunda sobre o ocorrido. Parece que fomos bem-sucedidos”, afirmou.

Concorriam na mesma categoria os seguintes documentários/séries documentais:

Missão Ucrânia - Record TV

O Canto Livre de Nara Leão - Globoplay

Pacto Brutal - O Assassinato de Daniella Perez - HBO Max

Brasil em Constituição - TV Globo

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) escolheu, na mesma assembleia, os melhores da TV brasileira em 2022. A data da cerimônia da entrega dos troféus aos vencedores será marcada e deverá ocorrer neste primeiro semestre.

Lista dos vencedores da Globo

Novela - Pantanal – Bruno Luperi (TV Globo)

Atriz - Isabel Teixeira – Pantanal (TV Globo)

Ator - Osmar Prado – Pantanal (TV Globo)

Série de comédia - Encantados (Globoplay)

Documentário/série documental - Escola Base-Um Repórter Enfrenta o Passado (Globoplay)

Variedades - Altas Horas (TV Globo)

O documentário

Uma das coberturas mais polêmicas da imprensa brasileira, o caso da Escola Base, que virou uma “cicatriz” no jornalismo nacional, é tema de um novo documentário original Globoplay.

O casal dono da escola e outras quatro pessoas foram acusados injustamente de abusar sexualmente de alunos e tiveram a vida e a reputação arruinadas.

No longa "Escola Base – Um repórter enfrenta o passado", o jornalista Valmir Salaro, primeiro profissional da mídia a noticiar as acusações, revisita o caso, que estourou em 1994. Os erros cometidos pela imprensa no episódio ficaram marcados e viraram matéria obrigatória nas faculdades de comunicação do país todo.

Em uma sessão de pré-estreia para estudantes de jornalismo em São Paulo , Salaro disse acreditar que “essa história nunca mais se repetirá”.

“A imprensa, de uma certa forma, mudou muito depois da Escola Base. Erros continuam acontecendo, mas é porque somos humanos. Eu errei, assumi minha parcela do erro. Foi um erro em conjunto. O caso marcou e vai marcar para sempre", afirmou.

Na época, Icushiro Shimada e Maria Aparecida Shimada, donos da Escola de Educação Infantil Base, no bairro da Aclimação, na zona sul de São Paulo, a professora Paula Milhim Alvarenga e o marido dela, o motorista Maurício Monteiro de Alvarenga, e um casal de pais de alunos foram acusados de abusar sexualmente de alunos de 4 anos, após a denúncia de duas mães.

O delegado da Polícia Civil então responsável pelo caso, Edelcio Lemos, determinou a prisão de todos antes de as investigações chegarem ao fim. A imprensa embarcou na história, sem questioná-la. A Escola Base teve suas dependências pichadas e os envolvidos sofreram ameaças de morte.

O caso foi amplamente divulgado pela mídia sem dar espaço para a defesa dos acusados, o que, no jargão jornalístico, é chamado de "ouvir o outro lado" (premissa ética fundamental para dar oportunidade igual às partes envolvidas). Após a troca de delegado e cerca de três meses depois, os acusados foram inocentados e o inquérito, arquivado por falta de provas.

Para o diretor de jornalismo da Globo, Ricardo Villela, voltar ao caso no documentário “aprimora o exercício do jornalismo”.

"Esse é um momento-chave na vida do jornalismo brasileiro, é uma cicatriz na história da nossa imprensa e decidir voltar para ela -e entendê-la- avança o conhecimento e aprimora o exercício do jornalismo", avaliou.

Com direção de Eliane Scardovelli e Caio Cavechini, a produção mostra ainda os reencontros de Salaro com os acusados e outros personagens da história, como Ricardo Shimada, filho do casal de proprietários da escola, já mortos.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2