Agência registrou 1,7 milhão de reclamações no ano passado – volume mais baixo da série histórica, iniciada em 2015. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou uma queda de 22,6% no volume de reclamações feitas por consumidores contra operadoras de telefonia, internet banda larga e TV por assinatura em 2022 na comparação com 2021.
Ao longo do ano passado, a agência registrou 1,734 milhão de reclamações, enquanto em 2021 o número foi de 2,240 milhões.
O volume de reclamações no ano passado foi o mais baixo da série histórica, iniciada em 2015. Também é a primeira vez desde 2015 que a quantidade de reclamações se encontra inferior a 2 milhões no ano.
Por tipo de serviço
A queda no volume de reclamações foi observada em todos os serviços, segundo os dados da Anatel. Porém, a telefonia celular pós-paga segue na liderança do ranking de reclamações:
telefonia celular pós-paga recebeu 664,3 mil reclamações em 2022, queda de 17,6%;
banda larga fixa recebeu 439,2 mil reclamações, queda de 21,6%;
telefonia celular pré-paga recebeu 265,6 mil reclamações, queda de 15,3%;
telefonia fixa recebeu 235,1 mil reclamações, queda de 39,7%;
TV por assinatura recebeu 117,2 mil reclamações, queda de 26,3%.
Foram registradas, ainda, 12,4 mil reclamações sobre outros serviços.
Reclamações por cobranças
Ainda segundo as informações da Anatel, a maior parte das reclamações dos consumidores (37%) contra as prestadoras é sobre o tema cobrança.
Reclamações sobre a qualidade técnica e o funcionamento do serviço ocuparam a segunda posição, com 18% do total de registros.
Depois, aparecem reclamações sobre cancelamento e recebimento inoportuno de ligações de oferta de serviços.