TV NEWS

Siamesas separadas em Goiânia: Um dia após a alta, HeloĂĄ e Valentina se divertem com a irmã mais velha em casa; vĂ­deo

Por São Paulo Jornal em 04/03/2023 às 17:41:50
Família vive em Morrinhos. Gêmeas saíram do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) na sexta-feira. Heloá e Valentina se divertem com a irmã mais velha em casa

Siamesas separadas em hospital de Goiânia, Heloá e Valentina foram filmadas se divertindo no primeiro dia após receberem alta. O vídeo mostra as duas em casa com a irmã mais velha, Kayla (assista acima).

As gêmeas saíram do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) na sexta-feira (3), 51 dias após a cirurgia de separação. Waldirene, a mãe das siamesas falou da emoção do momento e relembrou que, em outro hospital, chegaram a dizer que os pais teriam que escolher entre as filhas.

"É muita gratidão. É só agradecer, agradecer todo mundo, primeiramente a Deus”, disse Waldirene. "É uma emoção fora do normal”, completou.

Heloá e Valentina recebem alta de hospital em Goiânia

Sobre o futuro das meninas, a mãe afirmou que planeja fazer a matrícula delas em uma escolinha e quer que elas passem a ter uma rotina normal.

O cirurgião Zacharias Calil disse que chegou a temer pela vida das duas, sobretudo da Valentina que teve uma recuperação mais complexa. Segundo ele, foram mais de 200 pessoas envolvidas no acompanhamento das gêmeas.

Um dia após a alta, Heloá e Valentina se divertem com a irmã mais velha em casa, em Morrinhos, Goiás

Reprodução/TV Anhanguera

Valentina e Heloá, de 3 anos, eram unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, genitálias, intestinos delgado e grosso. As gêmeas são naturais de Guararema, cidade do interior de São Paulo. Após o início do acompanhamento médico, os pais das crianças decidiram se mudar para Morrinhos, no interior de Goiás.

Cirurgia de separação e recuperação

Valentina e Heloá passaram pela cirurgia de separação em 11 de janeiro. O cirurgião pediátrico Zacharias Calil fez o procedimento junto com 50 profissionais.

"Tivemos que dividir o fígado, o intestino delgado e o intestino grosso. Tivemos que modificar o sistema urinário delas porque elas apresentavam alterações que não tinham sido diagnosticadas. No mais, separamos o osso, a bacia”, explicou Zacharias Calil, na época da operação.

Dois dias depois do procedimento, na sexta-feira (13), elas voltaram a se alimentar pelas veias. Na segunda-feira seguinte (16), Heloá foi extubada, permanecendo com apoio de oxigênio, e Valentina apresentou quadro gravíssimo, sendo colocada em coma induzido no dia 19 de janeiro.

Siamesas Valentina e Heloá internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após cirurgia de separação, em Goiânia, Goiás

Divulgação/Zacharias Calil

Um marco na rápida recuperação de Heloá, no dia 20 de janeiro ela foi filmada escovando os dentes sozinha pela primeira vez após a cirurgia, ainda na UTI.

No mesmo dia, Valentina voltou a ter crises convulsivas e aumentou a quantidade de medicações que eram aplicadas. Devido as crises convulsivas, ela foi submetida a um exame que constatou “suboclusão intestinal”, que é uma obstrução parcial do órgão. Por isso, ela precisou passar pelo procedimento cirúrgico. Durante a cirurgia, foi observado que ela estava com uma hérnia encarcerada e, no procedimento, foi feita a desobstrução.

Siamesas Valentina e Heloá estão em estado grave e respirando por aparelhos após serem separadas em cirurgia com duração de mais de 10 horas, em Goiânia

Divulgação/Zacharias Calil

Já no dia 25 de janeiro, Heloá passou por uma cirurgia para fechar as feridas. Na ocasião, Valentina ainda se encontrava em coma induzido. No dia 2 de fevereiro, Heloá já conseguiu dar seu primeiro passeio for a da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tomar um banho de sol.

No dia 4 do mesmo mês, as gêmeas tiveram o primeiro contato após a cirurgia. Já no dia seguinte, Valentina emocionou a equipe médica da unidade hospitalar ao segurar a mão de Heloá pela primeira vez após a cirurgia de separação.

Heloá, siamesa separada em hospital de Goiânia, passeia fora da UTI pela primeira vez, em Goiânia, Goiás

Reprodução/Perfil das redes sociais do Dr. Zacharias Calil

Na mesma semana, Heloá passou batom pela primeira vez pós cirurgia, Valentina foi extubada e esboçou o primeiro sorriso após o procedimento que a separou da irmã.

Ainda em fevereiro, no dia 15, as gêmeas receberam alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), continuando o tratamento na enfermaria do hospital. Já na enfermaria, no dia 18, as irmãs receberam a primeira visita da irmã mais velha, Kayla, de 7 anos. No dia 24, Valentina retirou a sonda nasoentérica que servia para alimentação e hidratação e passou a se alimentar de forma oral.

Siamesas separadas em Goiânia, Valentina e Heloá volta para casa

Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2