TV NEWS

Estudante que desenvolve pesquisas na área de direitos da natureza é convidada para participar de debate na ONU, em Nova York

Por São Paulo Jornal em 19/03/2023 às 15:00:38
Convite aconteceu após ela desenvolver uma pesquisa na Universidade Federal de Goiás (UFG) na área de direitos da natureza. Disciplina foi criada na universidade e atraiu a atenção da ONU. Estudante é convidada para participar de reunião na ONU, em Nova York

A estudante Bárbara Borges, de 23 anos, foi convidada para participar de um debate na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. O convite aconteceu após ela desenvolver uma pesquisa na Universidade Federal de Goiás (UFG) na área de direitos da natureza.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

"Estou sentindo um misto de emoções. Estou extremamente feliz. Ao receber o convite, fiquei sem reação, foi algo muito inesperado e a ficha só caiu horas depois. Para ser 100% sincera, tem momentos que eu me pego pensando 'será se isso tudo está acontecendo mesmo?'", comemora a estudante.

Bárbara está no 7º período do curso de direito na Universidade Federal de Goiás (UFG). A pesquisa foi desenvolvida na iniciação científica junto com professor Fernando Dantas.

“Meu professor e orientador desenvolveu uma ideia inovadora na faculdade criando a primeira disciplina de direitos da natureza no âmbito da UFG em parceria com o programa Harmony with Nature da ONU. Eu contribui participando como a primeira monitora e continuo nas pesquisas”, diz Bárbara.

LEIA TAMBÉM

Goiano é o 2º brasileiro eleito para comitê que auxilia o conselho de Direitos Humanos da ONU: 'Honra inigualável'

Estudantes são premiados nos EUA e convidados para projeto na ONU após apresentarem resíduo de cacau que pode ser usado como adoçante

Alunos de Goiânia apresentam na ONU app que conecta estudantes a professores com base em didáticas de ensino, em Nova York

Ela conta que a partir desta parceria, foi convidada pela coordenadora do programa, Maria Mercedes, para comparecer na Assembleia Geral da ONU, por intermédio do professor que também estará presente no evento por conta do trabalho desenvolvido no âmbito da pesquisa.

Sem condições de pagar os custos da viagem, Bárbara fez uma conta no Instagram para contar a história e rifar fotografias autorais. A ideia é arrecadar dinheiro para cobrir os custos da viagem.

“Moro sozinha e sou estagiária. A conta que criei foi para tentar juntar dinheiro e conseguir ir para New York”, diz a estudante.

A goiana conta que foi expedido um ofício para a UFG solicitando uma ajuda de custo com passagem e hospedagem, mas ainda será analisado e a resposta pode não sair a tempo da viagem que será no dia 24 de abril. Ela conta que até o momento, o dinheiro que está juntando são da rifa e das doações que tem recebido.

Pesquisa

Bárbara conta que participa das pesquisas da disciplina de direitos da natureza, uma área nova do direito que está ganhando espaço por conta dos impactos ambientais.

“Atualmente a natureza é um objeto para os seres humanos e a perspectiva dos direitos da natureza é transformar ela em um sujeito. É a gente olhar para o rio, para as catástrofes ambientais e tudo que vem acontecendo no mundo, principalmente no Brasil, e entender que a natureza merece um espaço de destaque”, ressalta a estudante.

A estudante explicou que os direitos da natureza tem uma grande importância, principalmente com o que vem acontecendo no mundo desde as catástrofes ambientais à pandemia provocada pelo coronavírus, pois a forma como tratamos a natureza vem sendo cada vez mais discutida.

"Minha pesquisa se pauta em princípios dos povos originários e busca trazer a relação de respeito que esses povos têm com a mãe terra para nossa civilização atual. É uma quebra de ideias e, por isso, atrai a atenção da ONU, é uma forma de luta para que natureza seja sujeito e não objeto e, portanto, seja escrita com "N" maiúsculo", conta Bárbara.

Estudante Bárbara Borges que desenvolve pesquisas na área de direitos da natureza é convidada para participar de debate na ONU, em Nova York

Bárbara Borges/Arquivo pessoal

Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2