TV NEWS

Miguel Pereira amplia a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para moradores a partir de 18 anos nesta quinta-feira

Por Redação em 25/04/2023 às 10:13:34
Doses estarão disponíveis das 7h às 16h, em todas as unidades de saúde da cidade. Anúncio foi feito após o Ministério da Saúde autorizar a ampliação do público-alvo. Dose bivalente

Joyce Ferreira/Comus

Moradores a partir de 18 anos vão poder receber a vacina bivalente contra a Covid-19 a partir desta quinta-feira (27). A informação foi divulgada pela prefeitura após o Ministério da Saúde autorizar a ampliação do público-alvo.

A bivalente pode ser aplicada em quem já recebeu, ao menos, duas doses dos imunizantes Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, sendo a última tomada há pelo menos quatro meses.

Também pode receber a vacina quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso.

O imunizante vai estar disponível das 7h às 16h, em todas as unidades de saúde da cidade. Não é necessário agendamento. Para receber a bivalente, basta apresentar o cartão do SUS e a caderneta de vacinação.

O que são as vacinas bivalentes?

Vacina bivalente contra Covid é liberada para todos acima de 18 anos no Brasil

As principais vacinas utilizadas no combate à pandemia são as chamadas "monovalente", eficazes contra casos graves, óbitos e hospitalizações, mas fornecendo menos proteção frente à chamada variante dominante.

Variantes são "versões" do coronavírus derivadas de mutações (um fenômeno normal). Hoje, a variante dominante é a ômicron, que é bem diferente do vírus original.

As vacinas bivalentes são imunizantes elaborados para oferecer uma proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes.

Clique aqui e siga o g1 no Instagram

VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2