TV NEWS

Shows, Bienal da Dança, samba: confira programação cultural neste fim de semana e no feriado em Fortaleza

Por Redação em 28/04/2023 às 17:04:55
Aniversário do Centro Dragão do Mar, programação infantil no Centro Cultural Bom Jardim e Exposição Van Gogh são algumas opções. Cantor e compositor Fausto Nilo se apresenta no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

Divulgação/Luiz Alves

Está chegando mais um fim de semana em Fortaleza. De sexta-feira (28) até o feriado do Dia do Trabalhador (1° de maio), a programação cultural promete diversidade e muita animação. Confira:

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Sexta-feira (28)

Aniversário do Centro Dragão do Mar

Um dos aparelhos culturais mais importantes do estado, o Dragão do Mar está celebrando 24 anos com uma programação recheada desde o início da semana.

Nessa sexta, às 19h, a exposição "Linhas de Fausto Nilo" abre os trabalhos.

Às 19h30, o próprio Fausto sobe ao palco para o show "Esquina do Brasil", no Teatro Dragão do Mar. A retirada de ingressos acontece na bilheteria do Teatro, uma hora antes do evento.

Na Praça Verde, a partir das 20h, o show "Mar de Liberdade" traz DJ Lolost; Os Transacionais convidam Mel Mattos e Assun; o Bloco Mambembe reúne Mulher Barbada e Deydianne Piaf; Mateus Fazeno Rock realiza o show de lançamento do álbum "Jesus Ñ Voltará" ; e Don L e Banda encerram com "RPA2".

O acesso é gratuito mediante doação de 1kg de alimento não perecível, (exceto sal) na entrada do evento.

Estação das Artes

Estação das Artes oferece programação cultural gratuita no Centro de Fortaleza.

Governo do Ceará/Reprodução

Na Estação das Artes, o show “Antologia da flauta”, com Calíope Quarteto, inicia a noite de atividades às 17h. O grupo celebra a presença da flauta na música popular nacional com a execução de clássicos do repertório variado de choros, sambas, baiões, frevos, polcas e maxixes em arranjos originais para o instrumento.

Já às 18h, o duo Letícia Marram & Paulo Maurício sintetiza a qualidade da nova geração de instrumentistas cearenses com um espetáculo de violão de sete cordas e clarinete.

Para encerrar a programação de sexta, a artista Sabrina, Sabe? ocupa o palco com o show “Faz Acontecer”, uma apresentação autoral com influência dos gêneros rap, pop, indie, reggae e rock. O pocket show marca a estreia da carreira solo da cantora.

Cineteatro São Luiz

O teatro recebe a abertura da 2ª Bienal Criança, parte integrante da VII Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par em Par, que acontece entre 19 de abril e 31 de maio em oito cidades do estado.

Nesta sexta, o Centro Cultural Bom Jardim levará sua turma do curso de longa duração em dança da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, para assistir o espetáculo de abertura, sob a Coordenação de Silvana Marques e das professoras Dorotéia Ferreira e Dayana Ferreira.

Theatro José de Alencar

Comemorando em abril 59 anos de idade, a bailarina e professora de balé clássico Wilemara Barros apresenta o solo autobiográfico Preta Rainha, que gira em torno da sua trajetória de 50 anos no universo da dança. O espetáculo acontece dia 28 de abril, às 19h30, no palco principal do Theatro José de Alencar.

Sábado (29)

Estação das Artes

Daniel Noronha apresenta o espetáculo "É a Barraca do Fraqueza"

Divulgação/Instituto Mirante

O Baile Preto desembarca na Gare da Estação das Artes para encerrar a programação do seminário “Negros na Piscina”, realizado pela Pinacoteca do Ceará nos dias 28 e 29 de abril. O seminário partilha questões presentes nas obras que fazem parte da exposição Negros na Piscina, concebida para o Fotofestival Solar em dezembro último.

Antes, o espetáculo “É a Barraca do Fraqueza”, com Daniel Noronha, inicia a programação com uma obra circense sobre o universo das feiras públicas de Fortaleza às 17h.

A partir das 18h, DJ Lolost — residente na Festa Crioula e no Coletivo Mátria — solta o som. Às 19h30, Luiza Nobel ferve o palco com toda a ancestralidade dançante do Baile Preto.

A programação completa do seminário Negros na Piscina está disponível no site da Pinacoteca do Ceará, equipamento que integra o Complexo Cultural Estação das Artes.

Instalação performativa no Porto Dragão

Amanhã, também acontece a abertura da Instalação performativa BARRACUDA com Mateus Falcão e Levi Banida no Porto Dragão Ce.

Discotecagem e curso

Tem também discotecagem no Pé sujo, ateliê sonoro e Curso de Escrita Criativa para Teatro, Cinema e YouTube na Caixa Cultural, a partir das 14h.

Na Biblioteca Estadual do Ceará, acontece o Espetáculo À FLOR DA PELE, nos horários de 10h e 15h.

Centro Cultural Banco do Nordeste

No sábado, às 19h, com entrada franca, o Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza será palco para a estreia do show de Bruna Moraes, de São Paulo, violonista, cantora, compositora, arranjadora, um dos nomes mais aplaudidos da nova música brasileira, e Thiago Almeida, do Ceará, multi-instrumentista consagrado pelo trabalho no piano e na escaleta, integrante da Marimbanda, compositor, arranjador e produtor musical, um dos maiores nomes na improvisação, tendo a ousadia e a criatividade como marcas.

O show tem apoio do CCBNB Fortaleza e do projeto Jazz em Cena.

Domingo (30)

Estação das Artes

Crianças têm espaço para livre manifestação da arte no Complexo Cultural Estação das Artes, no Centro de Fortaleza.

Divulgação/Thiago Matine

O tradicional Domingo na Estação, chega ao público repleto de atrações em alusão ao Dia do Ferroviário. Em 30 de abril de 1854, há 169 anos, inaugurou-se a primeira linha ferroviária do Brasil: a Estrada de Ferro Petrópolis (ou Estrada de Ferro Mauá).

Agora, o Museu Ferroviário João Felipe comemora a data com atividades culturais voltadas aos ferroviários e demais interessados.

Das 9h às 9h30, uma ação comunicacional com o telégrafo Chagas Pinto utilizando o Código Morse será realizada na Gare da Estação das Artes.

A partir das 9h30, a Kuya - Centro de Design do Ceará exibe o documentário inédito “Ferroviários: museu e objetos da memória” (41m), com debate com a diretora Lilia Moema, a roteirista Lana Soraya e demais técnicos da produção.

Das 10h30 ao meio-dia, o debate "O Museu que queremos: propostas para o Plano Museológico" reúne representantes do Instituto Mirante, Iphan, Secult, AERVC e AFAC.

Na Gare da Estação das Artes, paralelamente, a programação concentra duas atividades: das 9h às 11h, o grupo Atitude apresenta a Capoeira Angola; e das 11h às 12h, o espetáculo "Estudo de Jazz: o Jovem Piano do Uirá", com Uirá Carvalho de Oliveira, interpreta temas consagrados da história do jazz que tiveram importantes registros e interpretações ao longo do século XX. A programação é uma parceria com o Sesc Ceará.

O Mercado AlimentaCE segue com as feiras na programação do fim de semana e a pintura infantil também acontece de 9h às 12h para a criançada.

Cineteatro São Luiz

O tributo oficial a Mercedes Sosa, com a cantora hondurenha Indiana Nomma, há 35 anos radicada no Brasil, será atração especial no Cineteatro São Luiz no domingo, 30 de abril, às 18h, dia e horário já tradicionais de shows no equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar.

O show também tem apoio da Adufc Sindicato. Os ingressos já estão à venda no site Sympla e na bilheteria do Cineteatro São Luiz.

Mocinha

No bar Mocinha, acontece a tradicional Feijoada. O público pode aproveitar o samba no local, drinks e outros serviços.

Segunda-feira (1º de maio)

Exposição Van Gogh

Exposição imersiva com obras do pintor Vincent Van Gogh chega a Fortaleza.

Thiago Gadelha/SVM

O feriado em Fortaleza também tem programação. A exposição Van Gogh Live 8K, em cartaz no Estacionamento da Lagoa do RioMar Fortaleza, vai ter desconto na data!

Na segunda-feira, 1º de maio, os ingressos inteiros estarão com 50% de desconto. Será um momento único para uma experiência imersiva com toda a família e amigos nas obras-primas de Van Gogh com alta definição. Valor do desconto: 50%. Ingressos por CPF: 02 ingressos. Código: FERIADOCOMVANGOGH. Período: 1º de maio

Porto Iracema das Artes

Na escola, haverá a Exposição VIZINHANÇAS até dia 2 de maio. De acordo com o Porto, as obras envolvem diferentes linguagens no campo das Artes Visuais, tais como Fotografias, Pinturas, Instalações e Performances.

A ideia que une cada pessoa presente nessa exposição é a de proximidade, o que explica o nome “Vizinhanças”. São trabalhos construídos em colaboração entre a turma e a equipe de professoras e professores da instituição.

Veja mais notícias no g1 em 1 minuto
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2