TV NEWS

Menos burocracia com mais tecnologia

Plataforma digital evita trâmites burocráticos e beneficia também empreendedores

Por Redação em 07/07/2023 às 16:58:50
Foto: Arquivo/Divulgação

Foto: Arquivo/Divulgação

Por Danielle Lobato

Empreender no Brasil ainda é uma missão árdua e principalmente complicada. A burocracia ainda é um grande desafio para empresas e empreendedores brasileiros. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito, em parceria com o Sebrae, realizada no ano passado, aponta que 88% dos empresários consideram que o Custo Brasil, que quantifica as dificuldades estruturais, burocráticas, trabalhistas e econômicas um grande entrave para empreender

Mesmo com a tecnologia ganhando cada vez mais espaço, com o fim de papéis em diversos escritórios e empresas, na hora de empreender, de registrar uma empresa nos órgãos governamentais, tudo dependia e necessitava ser executado com muita antecedência e estratégia, visando atender completamente a excessiva burocracia e evitando os percalços que poderiam surgir em razão dos muitos regulamentos, normas e/ou procedimentos complexos para obtenção de autorização ou licença em diversas esferas.

O Grupo PLBrasil, assessoria empresarial atende empresas de todo os segmentos, departamentos jurídicos e escritórios de advocacia do país e do exterior, prestando serviços como: constituição e regularização das licenças e registros de empresas, Due Diligence, certidões, endereço virtual (societário e fiscal), Representação Legal, registros de capital estrangeiro no País e brasileiro no exterior, Contabilidade, Medicina e Segurança, entre outros. A ideia é solucionar os trâmites dos processos em órgãos públicos e privados para que as empresas e seus profissionais se dediquem integralmente às suas áreas estratégicas e aos seus clientes.

"Temos experiência de mais de 30 anos no mercado, nossa missão é ajudar e apresentar soluções com mais celeridade nos trâmites burocráticos, envolvendo as necessidades regulatórias de todas as empresas brasileiras nos órgãos governamentais", explicou o especialista em assessoria empresarial, João Gabriel Ferrari, sócio gestor do Grupo PLBrasil.

Legaltech ou assessoria paralegal?

O paralegal. É uma atividade muito antiga e fundamental, desempenhada para dar suporte aos advogados e executivos em diversos cenários operacionais e burocráticos. Especificamente sobre o Grupo PLBrasil, esta atividade está diretamente ligada à área empresarial, societária e M&A.

Há 3 anos, a empresa está desenvolvendo uma plataforma própria de gestão de casos. O objetivo é entregar transparência ao cliente e simplificar a gestão e renovação dos documentos que ficavam descentralizados e, em alguns casos, desorganizados entre a empresa e os prestadores de serviço, em suas diversas áreas de atuação. Como a automatização de processos nos órgãos governamentais, de abertura, regularização e encerramento de empresas, não segue a mesma eficiência e rapidez praticada pelo mercado privado, foi preciso desenvolver internamente tecnologias para preencher essa lacuna.

"Nessa luta contra a burocracia, o resultado alcançado hoje é gratificante, seja pelo olhar da gestão, que tem se mostrado positivo e amplo, seja pelo feedback de nossos clientes quanto às funcionalidades que são entregues. Muitas novidades estão por vir. A tecnologia é um universo de possibilidades, rastreabilidade e cruzamento de informações", comenta Ferrari.

Quando se fala em "legaltech", a diferença para o "paralegal" a resposta é simples, segundo o especialista, a essência é a mesma, ou seja, o serviço do Grupo PLBrasil está focado na desburocratização para empresas e futuros empreendedores.

"Somos uma empresa paralegal ou uma legaltech? A resposta é simples: A essência permanece. Os processos evoluem. Somos, sim, uma LegalTech Paralegal, porém com um olhar sempre apontando para o futuro, o que sabemos é que não haverá mudança na busca incessante pela melhoria na qualidade dos serviços prestados para evitar ao máximo os trâmites burocráticos para empresas e empreendedores", finalizou.

Sobre o Grupo PLBrasil

O Grupo PLBrasil oferece soluções de negócios às empresas e aos investidores e estrangeiros que desejam expandir investimentos e ter um BackOffice de qualidade. Com o lema Pensar Globalmente e Agir Localmente, a assessoria tem parceiros em todo o território nacional que conhecem as técnicas e as bases legais de aperfeiçoamento dos processos e controle internos. Makes It Ease!

Comunicar erro
SPJ JORNAL 2