TV NEWS

VĂ­tima diz que cĂșmplice de padre investigado por crimes sexuais utilizava cachorros para amedrontar: 'Pode ser estraçalhada'

Fantástico conseguiu com exclusividade depoimentos das vítimas do padre Airton Freire.

Por Redação em 25/07/2023 às 00:19:40
Fantástico conseguiu com exclusividade depoimentos das vítimas do padre Airton Freire. Elas contam como eram atraídas para casa de taipa afastada por funcionários do religioso. Vítima: cúmplice de padre investigado por crime sexuais utilizava cachorro para amedrontar

O padre Airton Freire, criador da Fundação Terra, é acusado de estar envolvido em crimes sexuais. O Fantástico conseguiu com exclusividade depoimentos de três pessoas que afirmam que o padre utilizava uma casinha de taipa para cometer os crimes.

Ao menos duas das vítimas citaram os cachorros que viviam na fazenda como forma de amedrontar.

A primeira pessoa a denunciar o padre Airton, Sílvia Tavares, conta que foi chamada para a casa do religioso por um empregado. Jailson Leonardo da Silva a encontrou no refeitório e a levou para o local.

"O Jailson me disse: 'olha só, eu falei com o padre Airton e ele disse para você entrar no meu carro porque os cachorros estão soltos'", revela Sílvia.

Segundo ela, chegando lá, o padre pediu para que ela fizesse uma massagem nele. Ao perceber que ele estava nu, ela pulou da cama, quando foi ameaçada pelo funcionário do padre, que disse que, se ela colaborasse, ninguém morreria.

O mesmo aconteceu com uma outra mulher, que preferiu não se identificar. Ela também foi chamada para fazer uma massagem no padre, mas o encontrou nu.

"Eu digo: 'padre, pelo amor de Deus, padre, se vista, se cubra, padre... Meu Deus, o que é que está acontecendo aqui?' O capanga disse o seguinte: 'olha, o que acontecer aqui, vai ficar aqui. Você pode fazer o que você quiser com a gente, que vai ficar aqui'. Aí, o padre começou a se masturbar rindo", relata.

Ela conta que conseguiu fugir, mas foi ameaçada.

"Cuidado quando passar na frente do canil, que você pode ser estraçalhada", disse o cúmplice do padre. Ainda assim, ela diz que conseguiu ir embora.

O religioso, de 67 anos, foi preso preventivamente no dia 14 de julho, em Arcoverde. Jailson e outro funcionário do padre estão sendo procurados pela polícia.

LEIA TAMBÉM:

'Violentou a minha fé de forma brutal': vítimas de padre Airton Freire relatam crimes sexuais

Padre Airton Freire dava risadas enquanto cometia crimes sexuais, afirmam vítimas

Simples e afastada: veja como é a casa de taipa onde vítimas dizem ter sido atacadas

O que diz o padre

Em nota, a defesa do padre Airton Freire afirmou que ele é inocente. A defesa disse que ainda não teve acesso à totalidade da investigação e, portanto, usará de todos os esforços para garantir o direito ao habeas corpus.

A nota também alega que o padre é um homem com sérias restrições de saúde, que se apresentou espontaneamente às autoridades quando foi decretada a prisão preventiva e que, além de não atrapalhar as investigações, não houve coação de testemunhas, nem risco à vida das supostas vítimas.

No sábado (22), o padre Airton passou mal na cadeia e, no domingo, foi transferido para um hospital no Recife.

O que diz Jailson Leonardo da Silva

A defesa de Jailson disse em nota que ele sempre se portou de forma honesta e que o cliente vai se manifestar em "momento oportuno" perante as autoridades policiais.

Entenda o caso na reportagem completa no vídeo abaixo:

Fantástico entrevista com exclusividade fiéis que acusam padre por abusos sexuais em retiros espirituais

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2