TV NEWS

PM entrega espadim a 255 alunos-oficiais na Academia do Barro Branco

Evento marca o início da formação do aluno-oficial para se tornar aspirante a oficial

Por Redação em 25/08/2023 às 13:31:56
Foto: Amanda Ramos

Foto: Amanda Ramos

A Polícia Militar do estado de São Paulo entregou na manhã desta sexta-feira (25) o espadim para 255 alunos-oficiais na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), no bairro Tucuruvi, na zona norte da capital. A solenidade foi marcada pela presença do secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, e do governador do Estado, Tarcísio de Freitas.

"Quando se passa por aquele portão, é preciso fazer tudo com muito amor. Voces terão um tempo de adaptação aqui para entender como será a vida agora, mas eu garanto que se fizerem com muito amor, profissionalismo e dedicação, vão ser abençoados. Façam cada missão de forma exemplar e terão uma carreira de sucesso", disse o secretário Derrite.

O evento marcou o início da formação do aluno-oficial para se tornar aspirante a oficial, que agora fará o Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. A turma desta edição foi composta por 207 homens e 48 mulheres e nomeada em homenagem ao seu patrono, coronel PM Pedro Dias de Campos. O paraninfo da turma é o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas.

Durante a solenidade, o governador do estado, acompanhado do secretário da Segurança Pública, fez a entrega do espadim ao primeiro colocado da turma, o aluno-oficial Carlos Henrique Leite de Almeida, que obteve nota 84,545 pelo desempenho geral até aqui. O PM Antônio Cesar Reis de Castro, com 83,182, e o PM Henrique Pinheiro Crenitte, com 80,982, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

O Curso de Formação de Oficiais (CFO) teve início em março deste ano e será finalizado em dezembro de 2026, quando o espadim que acompanhará os oficiais durante esse período será substituído pela espada que marca a formatura de aspirante-oficial.

Durante as aulas, os oficiais adquirem conhecimento nas áreas de humanas, biológicas, exatas, administrativas, jurídicas, técnico policiais, institucionais e técnicas de bombeiro. Depois de formados, passam a ser responsáveis pelo comando e supervisão das tropas da Polícia Militar.

Com esses, 544 alunos-oficiais estão em formação atualmente. Além deles, mais 2.066 soldados PM 2ª classe estão em formação na Escola Superior de Soldados (ESSd).

Fonte: SSP/SP

Comunicar erro
SPJ JORNAL 2