Senador dos EUA acusa governo de ocultar custos da guerra com o Irã

    O senador democrata americano Chris Murphy afirmou na terça-feira (6) que o Pentágono o impediu de entrar em uma importante base militar dos EUA durante sua recente visita ao Catar, o que, segundo ele, reflete uma tentativa do governo americano de ocultar os custos do conflito com o Irã.

    Murphy fez essas declarações durante uma visita a Riade, capital da Arábia Saudita, a segunda parada de sua atual viagem ao Oriente Médio.

    Ele disse aos repórteres que a viagem reforçou sua convicção de que o governo dos EUA estava fazendo um esforço sem precedentes e inconstitucional para ocultar informações sobre os custos e as consequências da guerra do Congresso e do público americano.

    Os Estados Unidos e Israel lançaram ataques militares contra o Irã no final de fevereiro, o que provocou uma retaliação iraniana contra instalações militares americanas em todo o Oriente Médio.

    A Base Aérea de Al Udeid, a sudoeste da capital do Catar, Doha, e uma das maiores instalações militares americanas na região, foi um dos principais alvos dos ataques iranianos.

    Um relatório de 14 de setembro do inspetor-geral do Departamento de Defesa dos EUA, o Escritório do Inspetor-Geral do DoDIG (Departamento de Defesa dos EUA), afirmou que o conflito causou danos significativos a bases militares e instalações diplomáticas americanas em toda a região, com centenas de edifícios e outras estruturas danificadas ou destruídas e mais de 50 aeronaves americanas danificadas ou destruídas.

    Membros do Congresso têm solicitado repetidamente ao governo que forneça mais informações sobre os custos financeiros e as baixas resultantes do conflito.

    Murphy, que integra a Comissão de Relações Exteriores do Senado, afirmou que nunca havia se deparado com tais restrições durante seu período no Senado, ao discutir a decisão do Pentágono de impedi-lo de acessar as instalações militares americanas no Oriente Médio.

    Durante sua visita à Arábia Saudita, Murphy também constatou os extensos danos causados ​​à Embaixada dos EUA em Riad por um ataque de drone.

    Ele alertou que o incidente poderia ter resultado em um grande número de vítimas se tivesse ocorrido durante o horário de expediente.

    De acordo com dados do Sistema de Análise de Baixas da Defesa do Departamento de Defesa dos EUA, as forças americanas registraram 838 baixas no conflito até 8 de setembro, incluindo 18 mortes e 820 feridos.

    O Pentágono tem sido alvo de críticas devido à demora na divulgação de informações sobre militares americanos feridos durante o conflito, enquanto autoridades alegam preocupações com a segurança como motivo para reter ou atrasar alguns detalhes.

    Compartilhe:

    WhatsApp
    Facebook
    Telegram
    Twitter
    Email
    Print
    VEJA TAMBÉM

    Vagas de emprego em São Paulo - SP

    Encontre a vaga ideal em São Paulo Confira salários e avaliações de empresas.
    Últimas Notícias