• Enem 2026 tem 48 mil inscritos na região de Ribeirão Preto e Franca; saiba horários e regras da prova

      Enem 2026 tem 48 mil inscritos na região de Ribeirão Preto e Franca; saiba horários e regras da prova

      Mais de 48 mil estudantes de 21 municípios da região de Ribeirão Preto (SP) e Franca (SP) realizam neste domingo (8) a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026.
      A avaliação, considerada a principal porta de entrada para o ensino superior no país, exige atenção dos participantes aos horários e às normas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
      Ao todo, a região contabiliza 48.070 inscritos confirmados, número que representa os candidatos que pagaram a taxa de inscrição ou conseguiram a isenção.
      📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
      Ribeirão Preto concentra o maior volume de confirmações, com 16.682 candidatos aptos, seguido por Franca, com 7.732, e Sertãozinho (SP), com 2.783 participantes.
      Nos dois domingos de prova – neste, dia 8, e no próximo, dia 15 -, os portões de acesso aos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O Inep destaca que não há tolerância para atrasos e quem chegar após o fechamento dos portões ficará impedido de realizar o exame.
      ENEM 2025 – DOMINGO (16) – RIBEIRÃO PRETO (SP) – Fim do 2º dia de prova na Unip
      Érico Andrade/g1
      O Ministério da Educação (MEC) e o Inep recomendam que os estudantes consultem o Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante para conferir o endereço do local de prova e o número da sala.
      Embora a apresentação do cartão impresso não seja obrigatória no dia do exame, o documento facilita a localização por parte dos fiscais.
      Em Ribeirão Preto, a RP Mobi, empresa que gerencia o trânsito da cidade, confirmou que, nos dois domingos de prova, serão disponibilizados ônibus gratuitos. “A gratuidade vale para todos os passageiros, não apenas para quem vai fazer o Enem. É só embarcar”, comunicou, nas redes sociais.
      Inscrições confirmadas na região
      O levantamento do Inep traz o detalhamento de candidatos confirmados em cada um dos 21 municípios da região que sediam a aplicação das provas:
      Ribeirão Preto: 16.682 confirmados
      Franca: 7.732 confirmados
      Sertãozinho: 2.783 confirmados
      Barretos (SP): 2.635 confirmados
      Bebedouro (SP): 2.108 confirmados
      Jaboticabal (SP): 2.015 confirmados
      Ituverava (SP): 1.848 confirmados
      Batatais (SP): 1.796 confirmados
      Orlândia (SP): 1.475 confirmados
      São Joaquim da Barra (SP): 1.308 confirmados
      Taquaritinga (SP): 997 confirmados
      Serrana (SP): 937 confirmados
      Monte Alto (SP): 862 confirmados
      Guaíra (SP): 804 confirmados
      Pontal (SP): 803 confirmados
      Santa Rosa de Viterbo (SP): 754 confirmados
      Jardinópolis (SP): 748 confirmados
      Barrinha (SP): 645 confirmados
      Pitangueiras (SP): 559 confirmados
      Cajuru (SP): 532 confirmados
      Rifaina (SP): 47 confirmados
      g1 transmite plantão tira-dúvidas para o Enem 2026
      O que se sabe sobre as provas
      No primeiro dia de exame, neste domingo (8), os estudantes dispõem de 5 horas e 30 minutos para responder a 90 questões objetivas e redigir a redação.
      45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação.
      45 questões de ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia.
      Redação em língua portuguesa: texto dissertativo-argumentativo.
      No segundo dia, domingo (15), os candidatos terão 5 horas para resolver 45 questões de matemática e suas tecnologias e 45 de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia).
      Horários e regras de permanência
      A aplicação nos dois domingos segue o horário oficial de Brasília:
      12h: abertura dos portões.
      13h: fechamento dos portões.
      13h30: início das provas.
      15h30: horário mínimo para deixar a sala de prova sem o caderno de questões.
      18h30: horário liberado para sair da sala levando o Caderno de Questões no primeiro dia (18h no segundo dia).
      19h: término das provas no primeiro dia (18h30 no segundo dia).
      ENEM 2025 -DOMINGO (16) – RIBEIRÃO PRETO (SP) – Portões da Unip foram fechados pontualmente às 13h
      Érico Andrade/g1
      O que levar
      Para ingressar no local de aplicação, o participante deve apresentar documento oficial de identificação original com foto. São aceitos:
      Cédula de identidade (RG)
      Carteira de Identidade Nacional (CIN)
      Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
      Passaporte
      Carteira de Trabalho.
      Documentos digitais oficiais (CNH Digital, e-Título e RG Digital) são aceitos se apresentados diretamente nos aplicativos oficiais ou via app Gov.br.
      🚫Capturas de tela (prints) ou fotos da tela não são aceitas.
      Além disso, os estudantes devem levar caneta esferográfica de tinta preta em corpo transparente.
      ✅Alimentos de fácil consumo como chocolates, barras de cereal, biscoitos e água são permitidos. Garrafas e embalagens devem ser preferencialmente transparentes e sem rótulo.
      🚫O que é proibido na sala de aula
      Itens não permitidos devem ser guardados no envelope porta-objetos fornecido pelos fiscais antes do início da prova. O envelope deve ser lacrado e mantido sob a carteira até o término do exame.
      É proibido manusear fora do envelope porta-objetos:
      dispositivos eletrônicos: celulares, relógios (digitais ou analógicos), fones de ouvido, chaves com alarme ou cigarros eletrônicos. Aparelhos devem estar totalmente desligados. Caso o celular toque dentro do envelope, o participante será eliminado.
      materiais de estudo: lápis, borracha, corretivo, régua, livros ou anotações.
      acessórios: óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros.
      Cronograma de resultados
      Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no portal do Inep até o 10º dia útil após a segunda etapa.
      A nota individual do Enem permite disputar vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas em faculdades privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
      Enem 2026
      Agência Brasil
      Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
      VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

      Fonte: G1

      Compartilhe:

      WhatsApp
      Facebook
      Telegram
      Twitter
      Email
      Print
      VEJA TAMBÉM

      Vagas de emprego em São Paulo - SP

      Encontre a vaga ideal em São Paulo Confira salários e avaliações de empresas.
      Últimas Notícias