Como manter sua rotina de exercícios após janeiro? Três recomendações simples de um especialista


O fato das matrículas em academias aumentarem em janeiro quase na mesma proporção que o número de lesões esportivas — confirmado por médicos — explica que, quando se trata de exercícios físicos, ir devagar e com constância é fundamental. E não apenas para evitar problemas físicos — passar de zero a cem raramente termina bem — mas também para minimizar o risco de desistir antes do fim do mês. Por isso, conversamos com a traumatologista María Vitoria Solá, médica e atleta dedicada, para descobrir como podemos manter nossa rotina de exercícios mesmo depois de nossas boas intenções do começo do ano.
01. Encontre reforço psicológico
“No início, você precisa confiar na disciplina; a motivação não surge sozinha”, explica a médica, que enfatiza a importância de encontrar motivadores psicológicos como reforço (já que os resultados físicos demoram um pouco mais para aparecer). Isso pode ser escolher uma roupa de ginástica bonita (esqueça as camisetas promocionais), pensar no café da manhã tranquilo que você tomará depois ou reservar o dia do treino para pedir seu café especial favorito na sua cafeteria preferida.

02. Se um dia você não puder ir à academia, caminhe
Lamentar não poder ir à academia um dia muitas vezes leva ao abandono da rotina. Afinal, nem sempre é possível manter a programação ideal e não devemos nos punir por isso. Mas tentar compensar de alguma forma nos fará sentir melhor emocionalmente e nos ajudará a manter o hábito. É por isso que a especialista aconselha encontrar maneiras de se exercitar. Pode ser caminhar – “Um bom ritmo seria de 5 a 7 quilômetros por hora”, diz ela – ou fazer um treino curto em casa com halteres ou faixas de resistência. No entanto, ela nos lembra de algo fundamental: “Para a saúde das articulações, existem duas coisas muito importantes: movimento e treinamento de força. Movimento significa caminhar, subir escadas ou ladeiras, estacionar o carro mais longe para caminhar mais. Por outro lado, exercício é movimentar peso, seja o próprio peso corporal ou com polias, halteres… que fortalece os músculos. Caminhar não é considerado exercício, embora seja uma boa alternativa nos dias em que você não vai à academia”, explica ela. Melhor alguma coisa do que nada. Por exemplo, segundo um estudo realizado pela Unobravo, uma plataforma online de psicologia, Madrid é a segunda cidade mais ativa da Espanha (facilitando a movimentação diária) e tem a menor taxa de obesidade. Deve haver uma razão para isso.
03. Não comece com metas muito ambiciosas
Não faça isso por dois motivos: metas irreais têm maior probabilidade de serem abandonadas e o risco de lesões é maior. María Vitoria Solá explica isso, confirmando que o aumento de lesões em clínicas de trauma em janeiro é “brutal”. Não se pode simplesmente começar de forma imprudente; é preciso aprender e começar com sessões supervisionadas e orientadas. E se você pratica esportes de alto impacto como o padel, é importante estar em boa forma física”, conclui ela.
Essa matéria foi originalmente publicada na Vogue Espanha com o título: Cómo mantener tu rutina de ejercicio físico más allá de enero: 3 recomendaciones fáciles de una traumatóloga

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
Email
Print
VEJA TAMBÉM

Vagas de emprego em São Paulo - SP

Encontre a vaga ideal em São Paulo Confira salários e avaliações de empresas.
Últimas Notícias