Alexander Zverev entrará nas semifinais do Australian Open comemorando o fato de estar livre de lesões pela primeira vez em um ano, enquanto segue em busca do seu primeiro título de Grand Slam após eliminar Learner Tien nas quartas de final, na terça-feira (27).
O alemão, terceiro cabeça de chave, que perdeu a final do ano passado para Jannik Sinner, venceu o norte-americano de 20 anos por 6-3, 6-7(5), 6-1 e 7-6(3), garantindo um lugar na semifinal contra Carlos Alcaraz ou Alex de Minaur.
Zverev enfrentou uma série de lesões no ombro, nas costas e no tornozelo ao longo de 2025, mas o jogador de 28 anos afirma estar agora em boas condições físicas.
“Acho que estar sem dor é a maior mudança que tive nos últimos 12 meses”, disse Zverev.
“É uma luta constante. Quando você está lidando com lesões, com certas dores e incômodos, e sente que não consegue fazer todos os movimentos livremente, isso também é mentalmente cansativo. Então, talvez você não arrisque tanto nos golpes. Talvez não confie tanto no seu corpo”.
“Mas também trabalhei no meu jogo. Trabalhei no meu jogo agressivo. Tenho falado sobre isso. Trabalhei nos primeiros golpes após o saque, no primeiro forehand depois do saque, talvez um pouco mais de saque e voleio também. Se essas coisas funcionarem para mim, então acho que o sucesso também virá”, continuou.
Zverev pretende reduzir o número de torneios que disputará neste ano e está focado em aproveitar mais o esporte, inclusive no que resta do Australian Open.
“Eu preciso montar um calendário melhor. Meu calendário está muito diferente neste ano depois do Australian Open”, afirmou.
“Então é um processo de aprendizado. Também é aprender que o seu corpo talvez esteja ficando um pouco mais velho. Talvez esteja ficando um pouco mais cansado ao longo das partidas. Quem quer que eu enfrente na semifinal, Carlos ou Alex, são grandes jogadores. Você fica ansioso por uma partida fantástica. É isso que você espera”.
“No meu caso, ainda estou perseguindo aquele Grand Slam tão desejado. Claro que ainda quero alcançar isso, mas também quero aproveitar o meu tênis. Neste momento, estou fazendo isso, e isso é o mais importante para mim”, finalizou.









