• Caiado participa de evento com Rubio sobre minerais críticos

      O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), participa nesta quarta-feira (4) de um encontro em Washington, nos Estados Unidos, para discutir a exploração de minerais críticos com o secretário de Estado americano, Marco Rubio. Em nota, o governo estadual afirmou que Caiado estará no evento a convite de Rubio.

      Segundo o comunicado, representantes de 20 países devem avaliar a criação de uma “aliança voltada à segurança das cadeias globais desses insumos estratégicos”, com proposta de garantia de preços mínimos e medidas para diversificar fornecedores no mercado global.

      Caiado é pré-candidato à Presidência da República. O PSD conta ainda com outros dois presidenciáveis: os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Ratinho Junior (Paraná).

      VEJA TAMBÉM:

      • Congresso aprova reajuste e gratificação de até 100% a servidores da Câmara e do Senado

      O governo de Goiás destacou que o estado concentra cerca de 25% das reservas conhecidas no país, sendo a terceira maior reserva mundial desses minerais, atrás apenas da China e do Vietnã.

      A única mina de terras raras em operação no Brasil está localizada em Minaçu, no norte do estado, sob responsabilidade da Serra Verde Pesquisa e Mineração, que produz neodímio, praseodímio, térbio e disprósio.

      “A participação no encontro está alinhada à estratégia do governo estadual de ampliar relações internacionais, atrair investimentos e fortalecer a atuação de Goiás em setores considerados estratégicos para o desenvolvimento econômico, com foco na geração de emprego qualificado, inovação e sustentabilidade”, destacou o governo.

      Governo Trump deve anunciar pacto por minerais críticos no evento

      Nesta segunda (2), Trump anunciou o “Projeto Vault” para a criação de uma reserva de minerais críticos de US$ 12 bilhões. O governo americano deve apresentar uma proposta de aliança para o comércio de minerais críticos e terras raras durante o evento desta quarta (4), segundo apuração do colunista Jamil Chade, do portal ICL Notícia.

      O secretário do Interior dos EUA, Doug Burgum, afirmou nesta terça (3) que cerca de 30 países demonstraram interesse em participar da iniciativa. Burgum disse que Japão, Austrália ⁠e Coreia do Sul aderiram à proposta americana, informou a agência de notícias Reuters.

      O objetivo é diminuir a dependência da China no setor. A iniciativa será analisada pelo Itamaraty. No ano passado, durante as negociações para derrubar o tarifaço, o governo Trump sinalizou interesse nos minerais críticos brasileiros.

      Compartilhe:

      WhatsApp
      Facebook
      Telegram
      Twitter
      Email
      Print
      VEJA TAMBÉM

      Vagas de emprego em São Paulo - SP

      Encontre a vaga ideal em São Paulo Confira salários e avaliações de empresas.
      Últimas Notícias