A participação de Ricky Martin no Super Bowl LX na noite de domingo (8) ao lado de Bad Bunny entrou para a história do evento por ser a primeira vez do cantor porto-riquenho – que atingiu fama mundial nas décadas de 1990 e 2000 – cantando no palco principal.
Os fãs viram o ato como uma espécie de “conexão geracional” – entre quem de Porto Rico brilhou no passado e “abriu portas” na música com quem, do mesmo país, está fazendo sucesso atualmente. Ricky já havia sido cogitado para participar do apresentação de Shakira e Jennifer Lopez no palco principal do Super Bowl 2020, o que acabou não se concretizando.
Ricky assumiu o microfone em “Lo Que Le Pasó a Hawaii”, canção do álbum de Bad Bunny que aborda temas como colonização e gentrificação, usando o Havaí como metáfora para alertar sobre o futuro de Porto Rico diante do turismo predatório e da perda de identidade cultural.
Dias antes do show, Ricky Martin publicou uma carta aberta para o conterrâneo, intitulada “Quando um dos nossos vence, todos vencemos” . “Você venceu sem mudar a cor da sua voz. Você venceu permanecendo fiel a Porto Rico”, disse, em um trecho.
Assista à um trecho da apresentação de Ricky Martin no Super Bowl:
*publicado por Jonathan Pereira, em colaboração para a CNN Brasil











