Porto Rico: um guia completo entre história, praias e experiências caribenhas


Seja por causa de seus artistas famosos, como Bad Bunny, Ricky Martin, Daddy Yankee e Luis Fonsi, ou das belíssimas paisagens caribenhas, Porto Rico tem atraído cada vez mais atenção nos últimos anos. De acordo com a Discover Puerto Rico, organização oficial de promoção turística da ilha, 2025 se mostrou um ano de recordes, impulsionados pelo aumento de visitantes – 6,8 milhões, 3% a mais que 2024. Os 31 shows da residência de Bad Bunny também ajudaram, e muito. Segundo estimativas da Moody’s Analytics, cerca de 600 mil pessoas visitaram o destino por causa das apresentações, movimentando US$400 milhões em gastos diretos e indiretos.
Com uma população estimada em pouco mais de 3 milhões de habitantes, Porto Rico é pequeno, mas repleto de atrações. Dá para acordar em um resort sofisticado cercado por vegetação, passar o dia caminhando pelas ruas de uma das cidades mais antigas das Américas, jantar em restaurantes internacionais ou de culinária local e ainda terminar a noite em bares agitados. Tudo isso tendo o mar caribenho como pano de fundo.
Neste guia, reunimos endereços e atividades que ajudam a entender a diversidade de um espaço marcado por belezas naturais e muita história. Uma viagem entre o passado e o presente, o luxo e o cotidiano local. Por se tratar de um território não incorporado dos Estados Unidos, a moeda da ilha é o dólar estadunidense (que lá se chama peso). É fácil encontrar pessoas que falam inglês, mas o idioma mais usado é o espanhol. Não há voos diretos partindo do Brasil, então se prepare para fazer uma pequena escala – a mais comum, na Cidade do Panamá, ou em Miami. Com clima sempre quente, Porto Rico tem alta temporada de turistas entre dezembro e abril. De junho a novembro, tenha em mente, entra em cena a época de furacões.

VIEJO SAN JUAN
Uma das cidades mais antigas do continente americano, San Juan, capital de Porto Rico, exibe um charme próprio. Fundada em 1521, ela abriga o Viejo San Juan, um centro histórico repleto de edificações coloridas e arquitetura colonial. É o tipo de passeio que vale a pena fazer a pé e com atenção, observando cada detalhe.
Vê-se por lá, por exemplo, a curiosa Casa Estreita, um edifício visitável de dois andares, mas com apenas 1,5 metro de largura. A 15 minutos andando dali, é possível conhecer a comunidade La Perla, inclusive em tours, famosa por virar cenário do clipe “Despacito”, de Luis Fonsi, nascido em San Juan. Trata-se de um dos vídeos mais vistos do Youtube, com quase 9 bilhões de cliques.
Mais para frente, aparece o Castillo San Cristóbal, considerado a maior fortaleza do continente americano e construído pelos colonizadores espanhóis para proteger a cidade. Passear por Viejo San Juan é saber que ali você encontra de tudo um pouco: restaurantes, bares, lojas, praças e muita história.
PRAIA E CIDADE
Praia Flamenco
As águas azul-turquesa que banham a Praia Flamenco
Divulgação, Getty Images e Reprodução / Instagram
Em meio aos cenários caribenhos de tirar o fôlego, as praias de Porto Rico são um show à parte. A areia branquinha, a água cristalina, os coqueiros… Uma delas em específico se destaca. Em 2023, a Praia Flamenco, em Culebra, figurou entre as melhores do mundo pela lista World’s 50 Best Beaches, que a definiu como “um destino idílico para todo tipo de atividade. Seja para explorar o incrível recife de corais praticando snorkel ou para fazer um passeio de barco com fundo de vidro, você sentirá o vento no rosto e o sol na pele”.
Além disso, ela conta com um passado militar. No início do século 20, a região começou a ser usada pela Marinha dos Estados Unidos como base para testes e treinamentos, que evoluíram para bombardeios a partir da década de 1930, inclusive, voltados à Guerra do Vietnã. Apenas em 1974, após muita resistência e protestos pacíficos dos moradores, o presidente Richard Nixon concordou em parar comas investidas. Até hoje, uma das atrações mais procuradas da Praia Flamenco são os tanques de guerra abandonados na extensão de areia, que se tornaram ponto turístico e uma lembrança do passado, “permitindo uma compreensão mais profunda da história da ilha como um todo. Em resumo, há realmente algo para todos”, afirmou o World’s 50 Best Beaches. Para chegar ao local, é preciso tomar uma balsa saindo de San Juan ou desembarcar de avião.
Baías luminescentes

À noite, as águas de algumas praias locais brilham em um azul fluorescente inacreditável. Na Ilha de Vieques, entre as terras porto-riquenhas e as Ilhas Virgens, vê-se o caso mais emblemático: Puerto Mosquito ou Mosquito Bay. Lá, qualquer movimento na água produz um efeito mágico, com pontos cintilantes de cair o queixo. O fenômeno tem explicação científica. É causado por uma gigantesca quantidade de microrganismos que, quando agitados, reagem produzindo esse tipo de luz. No caso de Puerto Mosquito, o volume de microalgas cria o maior espetáculo do tipo, a ponto de ter entrado para o Guinness World Records como “a baía bioluminescente mais brilhante do mundo”.
Há ainda outras duas regiões com a mesma característica: Laguna Grande, em Fajardo, mais próxima à capital San Juan e onde dá para chegar de carro, e La Parguera, em Lajas – essa última é a única em que se pode nadar nas águas. Nas outras duas, admira-se o espetáculo natural por meio de passeios de caiaques.
HOTÉIS
Embassy Suites By Hilton Dorado Del Mar Beach Resort
Com vista para o mar, Hilton fica ao norte de Porto Rico, na cidade de Dorado. De cara, a feira de artistas no lobby te insere no clima da ilha, com artesanatos locais e souvenirs. Na área externa, a piscina parece uma lagoa. Prefere a praia? Ela fica logo à frente. O hotel tem clima familiar, com muitos hóspedes viajando com crianças e grandes famílias. Lá dentro, há, inclusive, uma pista de boliche, opção para entreter todas as idades.
A oferta gastronômica se mostra variada, com cinco restaurantes que atendem a diferentes gostos. Eles vão desde culinária tropical, focada em frutos do mar, a cardápio especializado em carnes. Ainda dá para curtir o final de semana embalado por música ao vivo no Calypso Bar. Em frente ao complexo, há um cassino, negócio legalizado por lá, para quem quiser arriscar a sorte. Segundo a organização Discover Puerto Rico, o território viveu um ótimo momento de turismo em 2025, também por conta da oferta de hospedagem em grandes redes, caso do grupo Hilton, que conta com 26 marcas e mais 9.000 propriedades espalhadas pelo globo. @embassysuitesdorado
Four Seasons
Entrada do Four Seasons Puerto Rico
Divulgação, Getty Images e Reprodução / Instagram
No fim do ano passado, o tradicional Four Seasons se estabeleceu às margens da Bahia Beach, no município de Rio Grande. Por dentro, faz as vezes de um retiro arborizado que, mesmo cheio de hóspedes, passa uma tranquilidade ímpar. Trata-se da combinação perfeita entre luxo e natureza, cercada ainda pela Floresta Nacional de El Yunque e a Reserva Estadual do Río Espíritu Santo. Com decoração inspirada no mar e na areia branquinha do Caribe, o resort possui 139 quartos e suítes e 85 residências privadas. Essas últimas, que trazem de três a cinco quartos, junto comas villas, atendem grupos maiores e estadias prolongadas.
Detalhe do banheiro de uma das suítes do resort caribenho
Divulgação, Getty Images e Reprodução / Instagram
O hotel funciona quase como um destino em si. Se cansar de ir à praia, há diversas outras atividades internas. Os fãs de golfe têm um campo de 18 buracos à beira-mar; para os amantes da natureza, o ideal são as trilhas guiadas; existe ainda a opção de se aventurar em caiaques, passeios de bicicletas, mergulhos de snorkel, kitesurf, windsurf, e por aí vai. Além disso, são dez restaurantes e bares no resort. É possível se aprofundar na cultura porto-riquenha com atividades como um workshop de mofongo, em que os hóspedes aprendem a preparar um dos pratos mais tradicionais da ilha, baseado na banana-da-terra frita, ou descobrir a origem de drinques famosos de lá, a exemplo da pina colada, e um clássico nacional, o rum. @fsrpuertorico
Revistas Newsletter
RESTAURANTES E BARES
Fachada do restaurante La Casita Blanc
Divulgação, Getty Images e Reprodução / Instagram
La Casita Blanca Eleito um dos 28 melhores restaurantes de Porto Rico pela Condé Nast Traveler em 2025, o negócio ocupa uma casinha tradicional dos anos 1920. O restaurante é um pouco mais novo; existe desde 1980 em San Juan, capital da ilha, em um bairro bastante residencial – após o sucesso da sede, uma segunda unidade foi aberta, também em San Juan, em 2010. O La Casita Blanca ficou conhecido por servir comida típica, com muita banana-da-terra, carnes e frutos do mar. Por isso, grande parte da clientela envolve os locais. Porém, o ponto tem cada vez mais chamado atenção dos turistas, por ser um dos locais preferidos de Bad Bunny. Dica: chegue cedo, pois quase sempre se formam longas filas para entrar. @casitablancapr
Lala
Tempurá de camarão, do cardápio do Lala
Divulgação, Getty Images e Reprodução / Instagram
Aqui, a proposta é servir comida refinada e fazer com que todos se sintam em casa, independentemente de sua nacionalidade. Comandado pelo chef Guillermo López Folch, o restaurante traz espaço amplo, mas muito intimista, marcado por meia-luz.
Drinque Clorofila, que leva vodca, cocchi americano, licor e óleo de ervas, alguns dos hits do cardápio do Lala
Divulgação, Getty Images e Reprodução / Instagram
Dão o tom do Lala os pratos, uma combinação de diversas cozinhas do mundo, reinterpretadas com ingredientes de Porto Rico. Entre as criações, combinações bem executadas, como o Japanese A5 Wagyu Striploin (wagyu servido na pedra quente, acompanhado de shari com furikake, ají dulce tostado e kimchi). @lalapuertorico
La Factoria
Spice Old Fashioned do La Factoria
Divulgação, Getty Images e Reprodução / Instagram
Para muitos, trata-se da grande responsável por elevar a mixologia de Porto Rico. Sob o mesmo teto, existem seis bares. Há o La Facto, onde servem-se coquetéis autorais como o Lavander Mule (vodca, xarope de especiarias secas, cítricos, chá de gengibre e infusão de lavanda feita na casa) e o Hijos de Borinquen (dois tipos de rum, limão, canela e licor de damasco). Outro ambiente atende os fãs de vinho, com uma carta de rótulos variada, além de drinques a exemplo do San Juan Grog (uísque, licor, xarope de limão e vinho blend de syrah). Para os amantes de boa música, em todos os sábados e domingos, as apresentações de salsa lotam o salão. @lafactoriapr
Gallery Inn
Ambientes do hotel butique Gallery Inn, em Viejo San Juan
Divulgação, Getty Images e Reprodução / Instagram
Em Viejo San Juan, uma das casinhas coloridas de arquitetura colonial guarda um museu pessoal de uma senhora de mais de 90 anos.O Gallery Inn faz as vezes de hotel-butique, onde cada quarto traz decoração única, com móveis antigos e relíquias adquiridas pela fundadora, a artista Jan D’Esopo. Porém, você não precisa se hospedar por lá para conhecer.
Ambientes do hotel butique Gallery Inn, em Viejo San Juan
Divulgação, Getty Images e Reprodução / Instagram
Além de seu charme, o estabelecimento proporciona apresentações musicais – aliás, parte do lucro é doada para a Puerto Rico Charitable Trust for the Education of Young Musicians, organização que incentiva o desenvolvimento de jovens músicos de jazz e música clássica. No fim do dia, a pedida é subir até o bar para bebericar bons drinques enquanto observa o sol se pondo na praia, logo do outro lado da rua. @thegalleryinn
Ambientes do hotel butique Gallery Inn, em Viejo San Juan
Divulgação, Getty Images e Reprodução / Instagram

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
Email
Print
VEJA TAMBÉM

Vagas de emprego em São Paulo - SP

Encontre a vaga ideal em São Paulo Confira salários e avaliações de empresas.
Bina Investigações
Últimas Notícias
Abertura de Micro Empresa e Folha de Pagamento