EUA Flexibilizam Exploração de Petróleo na Venezuela, Mantendo Veto a China e Rússia

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos (EUA) emitiu uma nova licença para facilitar a exploração de petróleo e gás na Venezuela. Contudo, a medida exclui explicitamente empresas e indivíduos da China, Rússia, Coreia do Norte, Cuba e Irã de qualquer participação nos negócios da indústria petrolífera venezuelana.

Esta licença representa uma significativa flexibilização do embargo econômico imposto à Venezuela, que tem prejudicado severamente a economia do país detentor das maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo.

Detalhes da Nova Licença e Restrições Impostas

A autorização norte-americana abrange transações essenciais como pagamentos, serviços de transporte e logística, fretamento de embarcações, obtenção de seguros marítimos e serviços portuários e de terminais. O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) dos EUA detalha que a licença permite também a manutenção de operações de petróleo ou gás na Venezuela, incluindo reforma e reparo de equipamentos usados para atividades de exploração, desenvolvimento ou produção.

Paralelamente, o documento reitera a proibição de qualquer transação com pessoas ou empresas ligadas à Rússia, Irã, Coreia do Norte, Cuba e China, ou qualquer entidade que seja detida ou controlada, direta ou indiretamente, por ou em joint venture com tais partes.

Reação da Rússia e Contexto Político-Econômico

Em resposta às novas restrições, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, qualificou-as como uma "discriminação flagrante". Lavrov indicou que Moscou planeja buscar esclarecimentos junto aos EUA, enfatizando os investimentos prévios de Rússia, China e Irã no setor de petróleo e energia da Venezuela.

A flexibilização do bloqueio econômico ao petróleo venezuelano coincide com iniciativas do governo venezuelano, por meio de Delcy Rodriguez, de implementar mudanças internas. Essas medidas incluem uma nova lei do petróleo para facilitar investimentos estrangeiros e a apresentação de uma lei de anistia para opositores presos.

Perspectivas para a Produção Petrolífera Venezuelana

O Serviço de Informações de Energia dos EUA (EIA) mantém uma perspectiva de incerteza quanto à produção de petróleo e gás na Venezuela, apesar da recuperação das exportações de petróleo bruto iniciada em janeiro.

A agência estatal norte-americana projeta que a ampliação das licenças concedidas pelos EUA poderá restaurar a produção venezuelana aos níveis pré-bloqueio até meados de 2026.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
Email
Print
VEJA TAMBÉM

Vagas de emprego em São Paulo - SP

Encontre a vaga ideal em São Paulo Confira salários e avaliações de empresas.
Bina Investigações
Últimas Notícias
ECONOMIA TRIBUTÁRIA