Um guia de viagem por Yorkshire inspirado em "O Morro dos Ventos Uivantes"


Se ver Jacob Elordi e Margot Robbie correndo e brincando pelos charcos de Yorkshire despertou em você uma vontade súbita de fazer uma escapada dramática, não procure mais: este é o seu guia estiloso para a terra das Brontë (com Heathcliff melancólico opcional). Para quem preza pela fidelidade histórica, a dica é se hospedar no Holdsworth House, onde Elordi, Robbie e a equipe ficaram durante as filmagens de O Morro dos Ventos Uivantes, que está em cartaz nos cinemas, nos arredores de Halifax. O hotel é uma belíssima mansão jacobina do século XVII, construída em pedra e classificada como patrimônio histórico de Grau II. Ele inclusive oferece um “pacote Brontë”, que inclui café da manhã, ingressos para o Museu Casa Parsonage das Brontë e um guia de caminhada desenhado à mão por Haworth.
Depois de se fartar de passeios intensos e cheios de emoção, você pode se entregar a um tipo de descanso e relaxamento que faria Cathy chorar de alegria. As novas salas de tratamento Farmhouse utilizam produtos da marca irlandesa de skincare de luxo Ground Wellbeing, com fórmulas 100% veganas e à base de plantas. Em seguida, coma como os Earnshaw em um menu degustação de oito etapas (com cogumelos silvestres colhidos na região e carne de veado de Yorkshire), servido sob os tetos baixos originais com vigas aparentes do restaurante aconchegante, ao lado de uma lareira crepitante.
Jacob Elordi e Margot Robbie como Heathcliff e Cathy.
Divulgação
Haworth fica a cerca de 20 minutos de carro, atravessando as paisagens dos Pennines. No topo de sua rua principal de paralelepípedos está o Brontë Parsonage, a casa onde Charlotte Brontë, Anne Brontë e Emily Brontë viveram com o irmão, Branwell. Ao lado fica a St. Michael and All Angels Church, igreja onde o pai delas, Patrick, atuava como pároco, e seu cemitério profundamente atmosférico. Charlotte e Emily estão enterradas no jazigo da família dentro da igreja. Em exibição no interior, está também a certidão de casamento de Charlotte — nela, curiosamente, ela aparece sem profissão declarada, apesar de já ser então amplamente reconhecida como a autora de Jane Eyre.

A casa em si é assombrosamente semelhante a como era quando a família ainda vivia ali. A sala de estar da frente está organizada como se eles tivessem acabado de interromper tudo para o chá, enquanto a pequena mesa da sala de jantar — onde trabalhavam — aparece espalhada com bloco de escrita e tinteiro, jornais, xícaras e pires. Mas a tragédia também não está longe do olhar: encostado à parede está o sofá onde Emily Brontë morreu de tuberculose, aos 30 anos.
No andar de cima, há efêmeras do cotidiano: cartas, a caneca de batismo e o diário de Emily; a pequena escrivaninha de Charlotte Brontë, além de seu vestido e chapéu; e ainda uma reconstrução do quarto bagunçado e negligenciado de Branwell, como se ele tivesse acabado de sair cambaleando rumo ao Black Bull para beber até cair — o pub que frequentava, e que ainda existe na cidade. O museu também exibe pôsteres de filmes e objetos de todas as adaptações audiovisuais das obras das irmãs; é fascinante observar o amplo espectro de interpretações, especialmente à luz do debate em torno da versão de Emerald Fennell.
Holdsworth House
Divulgação
Depois de absorver tudo isso, você provavelmente vai precisar se sentar um pouco. Haworth é o típico vilarejo encantador de Yorkshire, digno de caixa de bombons: a rua principal reúne antigas lojas de doces e sebos cheios de livros e pequenas curiosidades, além de endereços modernos e estilosos. Para os de inclinação gótica, a The Cabinet of Curiosities oferece frascos de perfume, velas e outras poções de toalete com aparência propositalmente antiquada — perfeitas para Thrushcross Grange. Já para os apaixonados por design e decoração, a Hawksby’s apresenta uma curadoria charmosa de peças produzidas no Reino Unido, incluindo as cerâmicas de design abstrato da Creatively Occupied e as joias têxteis de cores marcantes de Lynsey Walter.
Gawthorpe Hall
Divulgação
Você não encontrará um brunch melhor do que no Haworth Old Post Office, onde as irmãs Brontë costumavam postar seus manuscritos. O interior acolhedor, com madeira escura, é um verdadeiro refúgio histórico: escolha entre o café da manhã tradicional, com deliciosos feijões defumados, ou uma combinação de pequenos pratos que inclui figos assados com maple, queijo de cabra gratinado e homus de harissa. Finalize com um chocolate quente de caramelo para ganhar energia antes de explorar os charcos.
Yorkshire moors
Getty Images
A partir de Haworth, é possível caminhar por um trecho da Brontë Way, com 43 milhas de extensão (para os realmente dedicados), que vai de Oakwell Hall — inspiração para Fieldhead House, do romance Shirley, de Charlotte Brontë — até Gawthorpe Hall, onde Charlotte visitava amigos na infância.
Oakwell Hall.
Divulgação
Para sentir um pouco dos charcos belamente desolados por onde a família vagava, criando suas histórias intensas, siga a trilha até Penistone Hill, que oferece vistas dramáticas da cidade; ou visite a Brontë Waterfall (mais um fio d’água do que uma cachoeira de fato) e continue até as ruínas romanticamente isoladas de Top Withens, frequentemente apontadas como possível inspiração para o cenário de O Morro dos Ventos Uivantes. É o cenário ideal para soltar seu melhor sotaque de Yorkshire e berrar, a plenos pulmões: “Cathy!”
Canal da Vogue
Quer saber as principais novidades sobre moda, beleza, cultura e lifestyle? Siga o novo canal da Vogue no WhatsApp e receba tudo em primeira mão!

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
Email
Print
VEJA TAMBÉM

Vagas de emprego em São Paulo - SP

Encontre a vaga ideal em São Paulo Confira salários e avaliações de empresas.
Abertura de Micro Empresa e Folha de Pagamento
Últimas Notícias
Bina Investigações