O parlamentar José María Balcázar Zelada, do partido Perú Libre, foi eleito presidente do Congresso do Peru na noite desta quarta-feira (18). Ele superou a ex-presidente do Congresso María del Carmen Alva, do Ação Popular.
Balcázar também assumirá o cargo de presidente interino do país andino, após a deposição de José Jerí, que ficou quatro meses no cargo.
Na terça-feira (17), o Congresso peruano destituiu Jerí, após um escândalo envolvendo encontros não divulgados com um empresário chinês e acusações de tráfico de influência. O então presidente foi removido do cargo por maioria simples em uma moção de censura. Foram 75 votos a favor, 24 contrários e três abstenções.
Fernando Rospigliosi, último presidente do Congresso, era o próximo na linha de sucessão, mas abriu mão do cargo, o que abriu caminho para uma disputa.
Ao assumir a Casa de Pizarro, Balcázar se torna o oitavo presidente do país andino em oito anos. O parlamentar obteve 60 votos, contra 46 de Maricarmen Alva.
Nascido em Cajamarca, José María Balcázar Zelada, de 83 anos, é representante do departamento de Lambayeque.
Balcázar é formado advogado pela Universidad Nacional Pedro Ruíz Gallo, e foi membro da Suprema Corte do Peru.
O Peru tem eleições gerais marcadas para o dia 12 de abril. Balcázar ficará na presidência interinamente até a posse no dia 28 de julho.










