O governo do Rio de Janeiro intensificou o monitoramento das chuvas após municípios da Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Região Serrana e Costa Verde, serem atingidas pelos temporais que ocorreram na tarde de sábado (21).
Durante o dia, foram registradas 47 ocorrências atendidas por militares. De acordo com o balanço do Corpo de Bombeiros, não há vítimas até o momento.
A situação mais crítica é em Nova Iguaçu, com três deslizamentos e três inundações. Durante o temporal, três carros caíram em um buraco que se abriu no asfalto em frente à Universidade Iguaçu – Nova Iguaçu (Unig), na Avenida Abílio Augusto Távora. A região é apontada como um dos pontos mais críticos.
Além disso, foram registrados um deslizamento em Guadalupe, na capital, e outro em Guapimirim. Segundo o governo, as cidades que mais estão em estado de atenção são Nova Iguaçu, São João de Meriti e Mesquita, além de pontos isolados em Duque de Caxias (Xerém) e Magé.
Por conta das ocorrências, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, fez uma reunião com os prefeitos dos locais atingidos. Ele afirmou que o estado enviou maquinário para auxiliar no escoamento da água e minimizar os impactos das inundações, além de manter contato com concessionárias de água e energia para monitorar eventuais interrupções de serviços.
Alerta, ocorrências e orientações
A Defesa Civil Estadual do Rio de Janeiro emitiu, na tarde deste sábado (21), uma série de alertas e recomendações de mobilização em razão das chuvas fortes que atingem municípios da Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Região Serrana e Costa Verde.
Governo do RJ emite alerta para fortes chuvas no estado
De acordo com o governo estadual, foram enviados alertas de inundação, chuvas intensas e deslizamento, por meio do sistema Cellbroadcast, para os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São Gonçalo, Angra dos Reis, Petrópolis e Niterói, orientando a população a adotar medidas preventivas e buscar abrigo seguro.
O CEMADEN (Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro) também emitiu recomendações de mobilização para altos índices de chuva para Duque de Caxias, São João de Meriti e Petrópolis.
Em Duque de Caxias, São João de Meriti, Mangaratiba e Petrópolis, 13 estações de sirenes foram mobilizadas. Também houve toque de aviso de chuva em 56 estações nos municípios de Duque de Caxias, Magé, Teresópolis e capital.
Em Rio das Ostras, chuvas intensas acompanhadas de rajadas de vento provocaram interrupção temporária de energia elétrica, internet e telefonia por cerca de 60 minutos. Foram registradas ocorrências de corte de árvores em via pública e sobre edificações, atendidas pelos militares do Corpo de Bombeiros.
A orientação é que a população acompanhe os alertas oficiais e, em caso de emergência, acione os telefones 199 (Defesa Civil municipal) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Na capital fluminense, a prefeitura também registra chuva forte e há registro de pontos alagados e com queda de árvores.








