Carnaval 2026: Bloco Quilombola Rola Preguiçosa Prepara Homenagem a Preta Gil

O Bloco Rola Preguiçosa – Tarda Mas Não Falha, a única agremiação do Rio de Janeiro criada por quilombolas, anunciou que homenageará a cantora Preta Gil no Carnaval de 2026. A homenagem póstuma ocorre após o falecimento da artista em julho de 2025, em decorrência de um câncer de intestino.

Detalhes da Homenagem no Carnaval 2026

O desfile está programado para a sexta-feira de carnaval, 13 de fevereiro de 2026, em Ipanema. A concentração será às 18h na Rua Maria Quitéria, esquina com a Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa Rodrigo de Freitas, com saída prevista para as 20h. A dispersão ocorrerá na Rua Farme de Amoedo com Rua Visconde de Pirajá. A iniciativa da homenagem partiu de Felipe Montfort, diretor do bloco, que destacou a forte ligação da cantora com Ipanema, bairro onde nasceu e foi criada. O enredo foi aprovado e teve o samba composto por Luiz Sacopã, de 84 anos, um dos criadores da agremiação. A Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) estima que o bloco atraia entre 70 mil e 80 mil foliões.

A Raiz Quilombola do Bloco Rola Preguiçosa

O Bloco Rola Preguiçosa tem suas origens no Quilombo Sacopã, situado às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. A comunidade foi estabelecida em 1929 por Manoel Pinto Júnior. Em 1999, os descendentes adotaram a denominação de quilombolas, e em 2005, a comunidade recebeu a certificação da Fundação Palmares. O governo federal reconheceu o domínio das terras em 2014. O Quilombo Sacopã abrange uma área de 6,4 mil metros quadrados, sendo parte integrante do Parque Natural Municipal José Guilherme Merquior. Atualmente, o quilombo abriga nove famílias, totalizando 26 pessoas. Luiz Sacopã, fundador do bloco há cerca de 40 anos, revelou que pensou em encerrar as atividades da agremiação, mas foi convencido a prosseguir pela comunidade.

Origem do Nome e Marcas Históricas

O nome “Rola Preguiçosa” foi escolhido na década de 1990, período de auge da epidemia de AIDS no Brasil, e inicialmente enfrentou censura. Em diálogo com o designer Hans Donner, que criou a primeira camiseta do bloco, decidiu-se manter o nome, adicionando a frase “Tarda Mas Não Falha” para evitar polêmicas. Valéria Valenssa, então esposa de Hans Donner, foi a rainha do primeiro desfile em 1993, com a atriz e cantora Zezé Mota como madrinha, marcando a estreia do bloco nas ruas.

Enredo e Participação Democrática

Diferentemente de outras agremiações, o Rola Preguiçosa não exige fantasias específicas, incentivando os foliões a usarem camisetas. As estampas para o Carnaval 2026 serão lançadas no próximo sábado (17) e foram desenvolvidas pelo cenógrafo Abel Gomes, conhecido por seu trabalho na Árvore de Natal da Lagoa, nas Olimpíadas de 2016 e no Réveillon de Copacabana. O bloco mantém um caráter democrático, sem cobrança de entrada, sendo a compra da camiseta opcional. O samba-enredo, que celebra Preta Gil, foi lançado no último sábado (10) e inclui o refrão: “E uma estrela lá no céu surgiu. Eu vou segui-la, não me leve a mal. Essa estrela é Preta Gil, iluminando o nosso carnaval”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
Email
Print
VEJA TAMBÉM

Vagas de emprego em São Paulo - SP

Encontre a vaga ideal em São Paulo Confira salários e avaliações de empresas.
ECONOMIA TRIBUTÁRIA
Últimas Notícias
ECONOMIA TRIBUTÁRIA