A tensão na musculatura cervical pode ser a causa de dores de cabeça persistentes, mesmo sem qualquer problema no cérebro. Esse tipo específico de dor, chamado de cefaleia cervicogênica, costuma se manifestar na região da nuca ou atrás dos olhos e está diretamente relacionado à sobrecarga da musculatura do pescoço.
De acordo com especialistas, a musculatura cervical e as raízes cervicais mais altas têm íntima relação com tecidos que envolvem o crânio. “Muitas vezes, uma tensão na musculatura cervical posterior pode se refletir com uma cefaleia, com uma dor de cabeça, que a gente chama de cefaleia cervicogênita”, explica o neurologista Roger Brock, coordenador da Divisão de Neurocirurgia.
Além das dores de cabeça, os movimentos repetitivos também podem causar outros problemas de saúde, como a tendinite. Os tendões, estruturas que ligam os músculos aos ossos permitindo a movimentação das articulações, sofrem quando submetidos a longos períodos em uma mesma postura.
Impactos dos movimentos repetitivos
O ortopedista Ivan Rocha explica que quando uma pessoa permanece muito tempo digitando ou com as mãos elevadas, por exemplo, isso gera tensão nos tendões que, com o tempo e envelhecimento natural dessas estruturas, ficam sobrecarregados e começam a inflamar. “Se você mantiver esse hábito, essa postura por tempos prolongados, isso vai gerar a chamada tendinite, que é uma dor no trajeto daquele determinado grupo de tendões”, alerta o especialista.
Os riscos não se limitam apenas à tendinite. Posturas inadequadas mantidas por longos períodos podem comprometer trajetos nervosos, levando a compressões neurais que causam sintomas como formigamento ou outras manifestações neurológicas. Um exemplo comum é a síndrome do túnel do carpo, que afeta principalmente pessoas que trabalham muito tempo digitando, que causa formigamento ou perda de força na musculatura da mão.
Prevenção e tratamento
Para prevenir esses problemas, os médicos recomendam atenção à ergonomia no ambiente de trabalho e, nos momentos de folga, a prática de fisioterapia, RPG (Reeducação Postural Global) ou fortalecimento físico. Essas atividades ajudam a corrigir os danos causados durante as horas de trabalho, quando muitas vezes não é possível manter a postura ideal.
Os especialistas enfatizam que profissões que exigem determinadas posturas por longos períodos, como motoristas, costureiras e profissionais de escritório, é possível minimizar os danos com pausas regulares e exercícios específicos.










